Em defesa da Jornalista palestina Maram Salem, injustamente acusada de antissemitismo pela Deutsche Welle (DW)

– A rede de jornalismo alemã “Deutsche Welle” toma o partido de Israel e afasta a jornalista palestina Maram Salem –

Por Saher Madkour, para Pravda.ru

A jornalista palestina Maram Salem foi demitida da Rede Deutsche Welle sob a acusação de discurso antissemita, devido a publicações em que apenas criticou a duplicidade de critérios, na Europa, na aplicação da liberdade de opinião e expressão. A jornalista não divulgou qualquer conteúdo referente a antissemitismo, contrariamente às alegações formuladas pela comissão de inquérito nada imparcial que conduziu as investigações sobre as questões racistas. A comissão esteve distante da objetividade na apuração dos fatos, especialmente porque um de seus membros é israelense, o que colocou a investigação em um contexto de desconhecimento da especificidade histórica da causa palestina e da natureza do conflito entre palestinos e israelenses, o que foi confirmado pela jornalista Maram Salem em comunicado à imprensa, no qual ela observou que a rede Deutsche Welle havia se apropriado de critérios peculiares sobre este conflito.

A decisão de demissão sem justa causa a que foi submetida a jornalista falsamente acusada de antissemitismo, constitui um ponto de vergonha na história da rede de comunicação social alemã “Deutsche Welle”, conhecida como (DW), o que a coloca na categoria dos defensores de um regime de apartheid e limpeza étnica que comete crimes contra a humanidade. No caso do povo e do território palestino, esses crimes de perseguição e apartheid, conforme confirmado pelo relatório da Anistia Internacional e, anteriormente, pelo relatório da Human Rights Watch, contradizem a essência do direito da União Europeia e do direito alemão, que garantem a liberdade de opinião e expressão, como valor moral, jurídico e profissional supremo, essência do “quarto poder” em qualquer país democrático do mundo.

  A rede alemã caiu num atoleiro de desinformação praticado pelos lobbies sionistas na Alemanha, que miram vozes livres que apoiam o povo palestino e suas justas reivindicações, garantidas pelo direito internacional.

  Portanto, a mídia palestina e árabe, e todos os profissionais de mídia europeus e internacionais defensores da liberdade de imprensa e da liberdade de opinião e expressão, devem levantar suas vozes em alto e bom som, em solidariedade à jornalista palestina Maram Salem, e condenar as abusivas medidas, que pavimentam o reiterado caminho da desinformação midiática praticada pelo movimento sionista e suas armas midiáticas, com o objetivo de ocultar a realidade dos crimes que o povo palestino sofre todos os dias, nas mãos do derradeiro regime de apartheid na face da Terra.

Saher Madkour* é jornalista e correspondente em Gaza da Aliança RECOs e Movimento Mulheres pela p@Z!

Carta da jornalista Maram Salem:
“Em minha defesa!

“Acabo de ser informada de que fui demitida do meu emprego na Deutsche Welle, depois que um jornalista da Alemanha publicou reportagem na qual me acusa e acusa outros colegas, de antissemitismo e de sermos anti-Israel, baseado em postados que publicamos em nossas contas pessoais no Facebook.

No meu caso, meu postado não tinha expressão nem explícita nem implícita de antissemitismo e não mencionava Israel, de forma alguma. Meu postado só falava da liberdade de expressão na Europa. O postado, traduzido do árabe, diz o seguinte:

“A liberdade de expressão na Europa não passa de ilusão. Muitas linhas vermelhas seriam ultrapassadas, se falássemos da liberdade de expressão. Os truques que costumamos usar (como codificar certas palavras) não visam a esconder do Facebook nossas mensagens, mas a impedir que a tradução automática exponha o que dizemos a algumas pessoas, sempre à procura de nos monitorar e perseguir-nos, para que sejamos demitidos de nossos empregos ou deportados do país”.

Por este meio, manifesto minhas preocupações de que as medidas arbitrárias tomadas contra mim tenham sido resultado de conflitos internos de interesses de trabalho e de rumores desonestos em meio aos quais me vi posta, e devido aos quais fui o bode expiatório do qual se serviu a Deutsche Welle para encontrar uma saída, no esforço para escapar da atual crise.

Como é possível que uma empresa internacional de mídia, que supostamente clamaria pelas liberdades, expulse uma funcionária por criticar a liberdade de expressão na Europa?

O processo de investigação também não foi objetivo, pois uma pessoa israelense foi contratada para o comitê de investigação externa. Além disso, as perguntas da investigação foram perguntas racistas, discriminatórias e fizeram de mim objeto a ser acusado apenas ‘por causa’ de minha identidade de palestina.

Tudo isso ocorreu sem qualquer consideração pela particularidade histórica do conflito entre palestinos e israelenses e pela dinâmica de poder do conflito, que continua. Nesse caso, a Deutsche Welle considerou-se única parte a estabelecer os critérios para “a verdade sobre o conflito”, e sobre quem estaria certo, dentro dele. Isso, ironicamente, apesar de toda a comunidade árabe e internacional não ter conseguido resolver a crise entre as duas partes, que se arrasta já por mais de 70 anos!

Na investigação interna, o júri fez-me pergunta surpreendente, pergunta que só se esperaria que viesse de aparato de segurança a serviço de uma ditadura: “Como você poderia escrever que não há liberdades, enquanto trabalha para a Deutsche Welle”?

Essa pergunta é em tudo muito parecida ao que perguntam os oficiais das forças de segurança: “Como você ousa falar de falta de liberdade nesse país?”

Os resultados da investigação na Deutsche Welle provaram que a mera identidade palestina é usada como se fosse suficiente para acusar qualquer pessoa de antissemita. Por isso declaro, aqui e agora, que Deutsche Welle tornou-se responsável pela minha saúde mental, psicológica e fisiológica durante o processo de investigação e o próximo período. E por quaisquer consequências que advenham, relacionadas ao meu futuro profissional e à minha carreira.

Vim para a Alemanha para salvar minha liberdade, que sempre foi minha arma mais forte. Já enfrentei várias tentativas de opressão e várias ameaças em meu país, e sempre pensei que trabalhar com uma emissora de mídia internacional, que sempre falou de liberdades, seria diferente.

Pois estava comprovadamente errada. A mídia não é realmente livre. E admite-se que uma jornalista seja perseguida publicamente apenas por dizer: “aqui, não há liberdade de expressão”.

A Deutsche Welle cancelou a minha liberdade de expressão – caso ainda houvesse alguma!

Meus queridos amigos, sempre me vi sozinha diante de minhas violações/serviços sociais, de direitos humanos e políticos. Dessa vez, contudo, preciso de vocês! O que está acontecendo agora é ataque flagrante à liberdade de expressão, aos jornalistas, e a mim só por ser palestina.

Do fundo do meu coração, espero que esse postado não encontre, de resposta, o silêncio de vocês”.

#InSupportOfMaram #لا_لفصل_موظفي_الدويتشه_فيله

Ser palestino não é antissemita!

Editores RECOs

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Mert Sude olayı nedir? Survivor Sude Mert olayı nedir? Sude ile Mert arasında ne oldu? Sude ve Mert arasında ne var? Mert ve Sude'nin sevgilileri kimdir? thumbnail

Mert Sude olayı nedir? Survivor Sude Mert olayı nedir? Sude ile Mert arasında ne oldu? Sude ve Mert arasında ne var? Mert ve Sude'nin sevgilileri kimdir?

Survivor'da yeni bölüm fragmanı heyecan yarattı. Yeni bölüm fragramınında konuşan Mert'in "Nisa ve Ogeday Sude ve beni hoş olmayan durumlara düşürdüler." dediği görülüyor. Peki ama Mert ile Sude arasında ne var?Mert Sude olayı nedir?Sude ise gözyaşlarına boğuluyor.Nisa ile Mert arasında yaşanan gerilimde Mert, "Senin her olduğun yerde bir şey çıkıyor farkında mısın? Kaos çıkıyor" sözleri ile Nisa'ya yükleniyor.Aycan'ın 'Ogeday…
Read More
AI tools can create new images, but who is the real artist? thumbnail

AI tools can create new images, but who is the real artist?

NEW YORK (AP) — Countless artists have taken inspiration from “The Starry Night” since Vincent Van Gogh painted the swirling scene in 1889. Now artificial intelligence systems are doing the same, training themselves on a vast collection of digitized artworks to produce new images you can conjure in seconds from a smartphone app. The images
Read More
展現光的獨特性 知名建築師羅榮源辦台灣形象油畫特展 thumbnail

展現光的獨特性 知名建築師羅榮源辦台灣形象油畫特展

知名建築師羅榮源辦以台灣形象為主題的油畫特展。   圖 : 羅榮源 / 提供 南投縣政府文化局新春第一炮!邀請知名建築師羅榮源即日起至3月9日於中興新村「虎山藝術館」,舉辦以台灣形象為主題的油畫特展,其作品風格宛如繪本般,線條俐落又帶有濃郁幻想,歡迎各界人士前往欣賞。        羅榮源曾任教逢甲大學多年,主授建築設計及油畫,作品以色彩、想像力及光影變化見長,獨樹一格。二十餘年來,他走遍世界各大美術館,更在美術名作中,努力思考身為一個台灣藝術工作者,如何為自己的作品在光線、色彩、空間中產生聯結。       羅榮源表示,繪畫寧可捨棄技巧,卻不能放棄特色。他認為建築是一門光、空間、材質、色彩的綜合藝術 ,為了尋找心中的答案,他 2019 年更走訪位於法國和瑞士邊界的現代建築宗師-科比意 (LE COBUSIER) 所設計廊香教堂,這是建築人心目中的「光之聖殿」,他也希望以身為建築人在繪畫創作的作品,展現出光的獨特性。 台中市藝評家紀向指出 ,羅榮源的繪畫沒有脫離建築背景,更加入了幻想與鮮明的色彩,抽象且充滿魔幻,取材處處可見驚奇。       本次「台灣形象-羅榮源創作展」約八十幅油畫,包括玉山、阿里山、大霸尖山、蘭嶼、馬祖風光等,作品中富含光影變化,部分創作更搭配水中活寶石「錦鯉」悠遊在蒼芎中,非常精彩。     「虎山藝術館」是南投縣政府文化局成立的館舍(南投市環山路95巷26號),位於虎山花園,一旁並有文學步道,園區內非常適合全家踏青、享受自然與藝文的洗禮。 知名建築師羅榮源即日起至3月9日於中興新村「虎山藝術館」,舉辦以台灣形象為主題的油畫特展走訪位於法國和瑞士邊界的現代建築宗師-科比意 (LE COBUSIER) 所設計廊香教堂,這是建築人心目中的「光之聖殿」,他也希望以身為建築人在繪畫創作的作品,展現出光的獨特性。 知名建築師羅榮源與其畫作。   圖 : 羅榮源 / 提供 知名建築師羅榮源辦以台灣形象為主題的油畫特展。   圖 : 羅榮源 / 提供 知名建築師羅榮源辦以台灣形象為主題的油畫特展。   圖 : 羅榮源 / 提供
Read More
कार में अब सारी सीटों के लिए ‘Three Point’ सीट बेल्ट देना अनिवार्य, केंद्रीय मंत्री का ऐलान thumbnail

कार में अब सारी सीटों के लिए ‘Three Point’ सीट बेल्ट देना अनिवार्य, केंद्रीय मंत्री का ऐलान

मौजूदा समय में देश में अधिकतर कार बनाने वाले कंपनियों की गाड़ियों में सिर्फ फ्रंट सीट्स और दो रियर सीट्स पर ऐसी सीट बेल्ट्स मिलती हैं। कारों में अब सारी सीटों के लिए एक खास किस्म की सीट बेल्ट देना जरूरी होगा। दरअसल, केंद्र सरकार ने वाहन बनाने वाली कंपनियों को कार में बैठने वाले…
Read More
Index Of News
Consider making some contribution to keep us going. We are donation based team who works to bring the best content to the readers. Every donation matters.
Donate Now

Subscription Form

Liking our Index Of News so far? Would you like to subscribe to receive news updates daily?

Total
0
Share