Pesquisa estima que 5% da população adulta do planeta vive com depressão

A depressão é um problema de saúde em crescimento exponencial em praticamente todo o mundo, e esse aumento de casos deve ser freado o quanto antes. É o que defende um grupo de cientistas internacionais.

Em um artigo publicado na revista especializada The Lancet, os pesquisadores estimam que 5% da população adulta em todo o globo esteja vivendo com esse transtorno, e defendem que, para combater o mal, é necessário uma série de ações urgentes, como a mudança de classificação da enfermidade e os protocolos de tratamento.

Os especialistas também pedem um trabalho conjunto de governantes, prestadores de cuidados de saúde, pesquisadores, pacientes e seus familiares.

O artigo é assinado pela comissão Tempo para uma ação unida sobre a depressão, composta por 25 especialistas de 11 países — incluindo o Brasil —, que trabalham em áreas diversas, além da contribuição de pessoas que conviveram com esse problema. No trabalho, os pesquisadores destacam que, em países de alta renda, cerca de metade das pessoas que sofrem com o distúrbio mental não são diagnosticadas ou tratadas, e esse número aumenta para 80% a 90% em nações de baixa e média renda. Para os cientistas, esse cenário é o reflexo de várias falhas de políticas públicas.

“Indiscutivelmente, não há outra condição de saúde que seja tão comum, tão onerosa, tão universal ou tão tratável quanto a depressão, mas que recebe pouca atenção política e recursos”, declarou, em um comunicado à imprensa, Christian Kieling, copresidente da comissão e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Os pesquisadores também destacam a má compreensão dessa condição e a falta de recursos psicossociais e financeiros como fatores que influenciam o grande número de casos não tratados. “Tratamentos psicossociais e médicos eficazes são de difícil acesso, enquanto altos níveis de estigma ainda impedem muitas pessoas, principalmente adolescentes e jovens em risco ou experimentando depressão, de buscar a ajuda necessária para ter uma vida saudável e produtiva”, acrescentou o especialista.

Classificação

Para mudar esse cenário, os especialistas apresentam uma série de recomendações, entre elas, uma mudança no sistema de classificação da doença usado atualmente. Para os cientistas, o uso de apenas duas categorias — depressão clínica ou não — é simplista.

Eles argumentam que esta é uma condição complexa, com uma diversidade de sinais e distintos níveis de gravidade. O grupo apoia uma abordagem personalizada e por etapas, que reconheça a cronologia e a intensidade dos sintomas e recomende intervenções adaptadas às necessidades específicas do indivíduo e à forma da doença.

“Dois pacientes não compartilham a história de vida e constituição exatas, o que acaba levando a uma experiência única de depressão e diferentes necessidades de ajuda, apoio e tratamento”, explicou Vikram Patel, um dos membros da comissão e pesquisador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os especialistas também defendem o trabalho de pessoas recrutadas em pequenos nichos locais, como agentes comunitários de saúde, que podem ajudar a resolver o problema da escassez aguda de profissionais especializados no tema, principalmente em países de baixa renda. Para os cientistas, esses agentes também poderiam informar melhor a população sobre o tema e, dessa forma, contribuir para reduzir o estigma da doença.

Além de mais pesquisas, os pesquisadores acreditam que o investimento em programas de prevenção da é algo extremamente necessário e que deve ser intensificado nos próximos anos, devido principalmente aos danos psicológicos desencadeados durante a pandemia de covid-19.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Police execute search warrant in case of Bay Area woman missing for a week thumbnail

Police execute search warrant in case of Bay Area woman missing for a week

LATEST Feb. 2, 12 p.m. After a week, the search for Alexis Gabe continues, with county officials and other police departments now getting involved.An Oakley police spokesperson told SFGATE that a search warrant was issued for a residential address in Antioch. KRON reported late Monday that Gabe’s ex-boyfriend, the person who is believed to have last…
Read More
For the first time since August: Phone call between North and South Korea thumbnail

For the first time since August: Phone call between North and South Korea

Северна Корея възстанови комуникационните линии с Южна Корея, прекъснати преди месеци, и за първи път от август се проведе телефонен разговор между Пхенян и Сеул. С възстановяване на комуникационната линия правителството смята, че е осигурена основа за подновяване на междукорейските отношения, се казва в изявление на южнокорейското Министерство на обединението. Това се случва само няколко…
Read More
British national arrested with gold bars worth R1 million thumbnail

British national arrested with gold bars worth R1 million

Please enable cookies. Sorry, you have been blocked You are unable to access iol.co.za Why have I been blocked? This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word
Read More
彭博社:習近平、普丁通話 盼冬奧落幕再入侵烏克蘭 趙立堅怒批 :「子虛烏有」 thumbnail

彭博社:習近平、普丁通話 盼冬奧落幕再入侵烏克蘭 趙立堅怒批 :「子虛烏有」

新頭殼newtalk | 林彥銘 綜合報導 發布 2022.01.24 | 17:06 為防疫情影響到北京冬奧,中國國家主席習近平日前視察比賽場館。   圖 : 翻攝自新華網 中國外交部發言人趙立堅今(24)日主持例行記者會。針對近期《彭博社》援引北京一位「不願具名的外交官」指稱,中國國家主席習近平已勸說俄國總統普丁「勿在北京冬奧期間侵佔烏克蘭」,趙回應該報導純屬子虛烏有,勿離間中、俄關係並對中國向全世界呈現一場精彩奧運會有信心。 《塔斯社》記者提問,《彭博社》日前報導稱,最近俄、中兩國元首在進行通話時,中方表示希望北京冬奧會期間俄羅斯不要入侵烏克蘭。俄羅斯外交部和中國駐俄大使館已經否定該報導。這並不是西方媒體第一次報導關於俄中高層領導會晤假新聞,這些報導是否意味著個別西方國家故意攻擊俄、中兩國戰略合作的順利發展?請問發言人對此如何評價? 趙立堅表示該報導純屬子虛烏有,這不僅是對中俄關係的污蔑和挑釁,也是對北京冬奧會的蓄意干擾和破壞,這種卑劣伎倆騙不了國際社會。 趙立堅說 :「我想強調今天的中俄關係成熟、穩定、堅韌,雙方在各層級保持密切溝通,任何離間中、俄關係、挑戰中、俄互信的企圖都是徒勞的」。 趙立堅強調 :「作為奧林匹克精神的支持者和踐行者,我們一向反對將體育運動政治化,更不會被國際上某些勢力帶節奏。當前北京冬奧會籌備工作已進入最後衝刺階段,我們有信心向世界呈現一屆簡約安全、精彩的奧運盛會,也有信心確保包括普丁總統在內的各國領導人的北京之行圓滿、順利、成功」。 中國外交部發言人趙立堅今(24)日主持外交部例行記者會。針對近期《彭博社》援引北京一位「不願具名的外交官」指稱報導,國家主席習近平已勸說俄國總統普丁「勿在奧運期間侵佔烏克蘭」,趙回應該報導純屬子虛烏有,勿離間中俄關係並對中國向全世界呈現一場精彩奧運會有信心。 美國獲得情資指俄羅斯已安排一組特務在烏克蘭東部執行「假旗行動」(false-flag operation)。   圖 : 翻攝自戰略論(資料照)
Read More
Index Of News
Total
0
Share