Ocorrência de pragas, doenças e plantas daninhas na safra de soja 2021/22 em Mato Grosso

Pesquisadores apresentam causas, controle e manejo fitossanitário da soja

Falsa medideira, percevejo-marrom, percevejo barriga-verde, mosca branca, cascudinho da soja, lagarta-helicoverpa e lagarta-militar são algumas das principais pragas com maior ocorrência na safra 2021/22 da cultura da soja em Mato Grosso. Antracnose, crestamento foliar de cercospora, mancha-alvo e mancha-parda foram as doenças com maiores incidências na sojicultura mato-grossense na atual safra. Capim-amargoso, caruru e pé-de-galinha foram as plantas daninhas que mais invadiram as lavouras de soja em MT. Essas pragas, doenças e plantas invasoras são fatores restritivos que podem afetar a produção do grão de soja.

Para evitar que isso aconteça, produtor e equipe devem ficar muito atentos a todas as fases da cultura da soja, ter informação com qualidade, usar corretamente as ferramentas de manejo e controle dos problemas nas lavouras, bem como proteger o potencial produtivo das cultivares de soja.  “A soja tem potencial de produzir muito mais do que se tem alcançado nos últimos anos. Devido à grande quantidade de fatores restritivos, observa-se ao longo das safras reduções dos índices de produtividades. Porém, para garantir essa expressão ou para garantir aumento de produção é necessário entender o funcionamento da planta em um sistema de produção. Isso envolve a fisiologia, o manejo, entre outros fatores”, destacou o professor Evandro Binotto Fagan, doutor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

De acordo com o pesquisador, na safra anterior (2020/21) a caixa produtiva da soja ficou abaixo da necessária para altas produtividades em função da ocorrência de estresse que diminui a capacidade de produção de estruturas das plantas. Fagan explica que o estresse também tem limitado a produção da cultura por ser um causador de produção de substâncias tóxicas que causam além da morte de células, a redução da planta na capacidade de produzir grãos. “Sendo assim, entender a fisiologia da planta é de fundamental importância para manejos corretos e se obter lavouras cada vez mais produtivas. É também necessário que além do entendimento da planta a compreensão do sistema de produção que envolve manejo de solo, manejo de doenças e manejo de pragas estejam alinhados com esses fatores. ”

Essas e outras informações foram divulgadas pelo pesquisador durante um dia de campo realizado na última terça-feira em Campo Novo do Parecis (localizado na região médio-norte de MT) para produtores, engenheiros agrônomos, consultores, técnicos, professores e estudantes. Além de Fagan, outros especialistas na cultura da soja difundiram inovações agrícolas, a começar pelos resultados de pesquisas que vão ajudar a classe produtora a garantir a sustentabilidade da sua lavoura com o uso eficiente das tecnologias e das estratégias de manejo fitossanitário da soja.

O pesquisador da área de fitopatologia, Ivan Pedro A. Jr., explica que diferentes assuntos foram abordados no evento. “Estamos apresentando resultados atualizados sobre o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, temas relevantes na atual safra. Diferentes doenças afetam a cultura da soja em diferentes momentos. É preciso ficar atento a isso, monitorar e usar as ferramentas com eficiência. ”

Além desses temas, outros também estão sendo abordados durante o Open Sky Soja 2022, como tecnologia de aplicação de agroquímicos e fisiologia da cultura com foco nos dois principais problemas da safra: “quebramento de haste” e “anomalias em vagens”. A programação do evento está repleta de informações atuais e relevantes para toda a classe produtora”, destaca Ivan Pedro, da empresa mato-grossense de pesquisa agrícola, Proteplan.

Campo Novo do Parecis foi o primeiro município a receber a equipe técnica do Open Sky 2022. Os próximos eventos acontecerão nas cidades de Sorriso no próximo dia 29/01 e em Campo Verde no dia 02 de fevereiro. A inscrição para participar do evento é gratuita e pode ser feita pelo site da www.proteplan.com.br

Assessoria de Imprensa

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts

Duterte gives the daughter a thumbs up

Filippinernas president Rodrigo Duterte med sin dotter Sara Duterte-Carpio i Jerusalem 2018. Foto: Oded Balilty/AP/TTFilippinernas president Rodrigo Duterte är positivt inställd till att dottern Sara Duterte-Carpio ställer upp i presidentvalet, rapporterar nyhetskanalen ABS-CBN.På lördagen meddelade Duterte överraskande att han lämnar politiken när hans mandatperiod är över – så sent som i augusti tackade han ja…
Read More
PennyMac, UWM raise conforming loan limit ceiling thumbnail

PennyMac, UWM raise conforming loan limit ceiling

PennyMac announced this week that it is upping conforming loan limits by almost 14% through broker and correspondent channels. According to PennyMac, for a one-unit property a borrower could receive $625,000, an increase of almost $75,000 from the maximum loan limit dictated by the Federal Housing Finance Agency (FHFA). The 2021 baseline national conforming loan…
Read More
Bernard Tapie is dead.  He was a politician and owner of the Olympique Marseille club thumbnail

Bernard Tapie is dead. He was a politician and owner of the Olympique Marseille club

Dzisiaj, 3 października (16:40) Rano, w wieku 78 lat, zmarł Bernard Tapie, francuski polityk, biznesmen, były właściciel m.in. klubu piłkarskiego Olympique Marsylia - poinformowały tamtejsze media, powołując się na rodzinę. Bernard Tapie od kilku lat chorował na raka żołądka.  Urodzony w 1943 roku biznesmen był właścicielem m.in. firm Adidas i klubu piłkarskiego Olympique Marsylia, który…
Read More
Index Of News
Total
0
Share