Anac autoriza que Azul e Gol reduzam número de comissários a bordo após avanço da ômicron

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as empresas aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) a voarem com menos comissários de bordo nas aeronaves, reduzindo de quatro para três funcionários.

A iniciativa, se adotada, impõe que as companhias diminuam também a capacidade de passageiros em cada avião, para até 150 assentos no caso de aviões com 186 vagas disponíveis, por exemplo. A solução, portanto, pode provocar a reacomodação de passageiros em outros voos.

Além das duas companhias aéreas, a Latam também fez o pedido à Anac para reduzir o número de comissários. A medida é tomada no contexto de avanço da variante ômicron do coronavírus, que provocou o cancelamento de centenas de voos nos últimos dias. A contaminação tem afetado a disponibilidade da equipe de tripulantes, o que motivou a agência reguladora a permitir as reduções de comissários de bordo.

A primeira autorização foi dada à Azul em portaria do dia 12 de janeiro, com validade até 13 de março. Na decisão, a Anac estabelece que a companhia deverá informar, a cada 15 dias, a relação de voos nos quais houve redução no número de comissários. A mesma determinação foi feita à Gol, que recebeu o aval do órgão em portaria do último dia 14, com validade até 14 de março. No caso da Gol, a autorização especifica que a diminuição pode ser usada nas aeronaves Boeing 737-800 e 737-MAX.

O regulamento da Anac define que, em aviões com capacidade de assentos de mais de 100 passageiros, são necessários dois comissários e um adicional para cada unidade, ou parte dela, de 50 assentos que exceda as 100 vagas.

O mesmo texto estabelece que, nas aeronaves em que três ou mais comissários são exigidos, se um funcionário adoecer, o voo pode prosseguir desde que o número restante seja proporcional a um comissário para cada grupo – ou fração – de 50 passageiros, mais os comissários adicionais utilizados durante a demonstração de evacuação de emergência. “O que pode implicar na redução da quantidade de passageiros a bordo”, afirma o regulamento.

Em nota, a Azul afirmou que somente fará uso da redução em casos de “extrema necessidade” para garantir o cumprimento de suas operações. “Com o aumento no número de dispensas médicas de tripulantes por Covid-19 e outros sintomas gripais, a medida da Anac se torna mais um instrumento de auxílio às operações aéreas. No entanto, a Azul destaca que somente fará uso desta autorização em casos de extrema necessidade para garantir o cumprimento de suas operações, sem prejuízo à segurança de voo, que é o principal e inegociável valor da companhia”, disse.

A Gol afirmou que a iniciativa, considerada uma “medida preventiva”, tem objetivo principal de evitar cancelamentos e não afetar clientes com voos programados nos próximos dias caso haja aumento de baixas médicas devido à Covid-19. Segundo a companhia, a redução para três comissários também será feita apenas em casos de extrema necessidade para os voos que tiverem no máximo 150 passageiros. Com isso, afirmou que “nenhum cliente será afetado”. “Até o momento, a Gol operou apenas um voo com três comissários em aeronave que viajou com 130 clientes a bordo”, afirmou.

“A Gol reforça que seguirá programando seus voos a serem realizados por aeronaves Boeing 737-800 e 737 MAX 8, com capacidade para 186 passageiros, para quatro comissários. A redução para três comissários será feita apenas em casos de extrema necessidade para os voos que tiverem no máximo 150 passageiros”, disse em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a Latam confirmou que protocolou o pedido junto à Anac e que aguarda a manifestação da agência.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Comcom proposes to make services from different providers 'readily comparable' thumbnail

Comcom proposes to make services from different providers ‘readily comparable’

Navigation for News Categories Photo: RNZ / Alexander Robertson The Commerce Commission wants to make it easier for consumers to compare mobile and broadband services. It has released a consultation paper focused on making offers, costs, contracts and coverage more readily comparable between competing companies. Telecommunications commissioner Tristan Gilbertson said the difficulty of comparing plans
Read More
CFTC hits Kraken with $1.25M fine over illegal crypto products thumbnail

CFTC hits Kraken with $1.25M fine over illegal crypto products

The CFTC says the penalty is one of the actions it’s taking to protect US investors Kraken, one of the leading US-based cryptocurrency exchanges, has been fined by the Commodity Futures Trading Commission (CFTC) for offering unregulated crypto investment products. As per an order the CFTC issued on Tuesday 28 September, Kraken illegally offered US…
Read More
Top 5 Used Dump Trucks in the USA: Model, Specification and price thumbnail

Top 5 Used Dump Trucks in the USA: Model, Specification and price

When it comes to heavy machinery, such as dump trucks, there are a plethora of practical applications in a variety of endeavours. Nonetheless, despite their multifaceted nature, several of their functions remain a mystery to the uninitiated. Because of the depth of their bed, these trucks excel at effortlessly collecting, warehousing and transporting materials such
Read More
Index Of News
Total
0
Share