São Paulo, 13 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve nesta quarta-feira (12) em Chapecó (SC) para acompanhar a situação dos produtores rurais que sofrem com a estiagem prolongada que afeta o Estado desde novembro do último ano. Em nota, a titular da Pasta afirma que a visita teve como objetivo “minimizar as perdas” e “evitar que os agricultores abandonem suas produções”.
“Resolver tudo não vamos conseguir fazer, mas podemos dar alguns caminhos se fizermos rápido e agora”, disse a ministra, que estava acompanhada de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos Bancos Central e do Brasil, além do Ministério da Economia. Apesar da grande comitiva, não foram anunciadas novas medidas de combate à estiagem na região.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), os municípios da região oeste do Estado foram os mais prejudicados, recebendo entre 20% e 40% da média histórica de chuvas para o último mês. Antes de Chapecó, a ministra esteve em Santo Ângelo (RS), onde também visitou propriedades rurais afetadas pela seca.
Segundo o secretário de Política Agrícola do ministério, Guilherme Bastos, a pasta trabalha para dar aos produtores “algum tipo de conforto neste primeiro momento”, com a disponibilização de recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Em Santa Catarina, o panorama de cobertura pelo seguro é de 31% para os plantios de soja e de 42% para o milho.
De acordo com a ministra, a meta é ampliar os recursos do seguro rural para o próximo Plano Safra. “Se você faz um seguro atingindo mais gente, colocando mais gente nesse guarda-chuva, é melhor para o produtor, que paga sua dívida e começa novamente, e para o governo, que não tem que carregar a dívida por anos”, avaliou.
Segundo a Agricultura, a ministra deve visitar nesta quinta-feira (13) os municípios de Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).
Saiba mais
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here