Redução no imposto foi prolongada por mais três meses
O Governo vai prolongar por mais três meses, até 30 de abril, a redução extraordinária das taxas do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) mantendo a descida em 2 cêntimos na gasolina sem chumbo e em 1 cêntimo no gasóleo.
A prorrogação desta medida excecional, que terminava a 31 de janeiro, está prevista numa portaria conjunta dos ministros de Estado e das Finanças, João Leão, e do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, que foi publicada em Diário da República nesta segunda-feira e que entra em vigor nesta terça-feira dia 1 de fevereiro.
PUB
Esta redução extraordinária e temporária das taxas do ISP permite devolver o acréscimo de receita do IVA devido ao aumento do preço de venda dos combustíveis
Esta solução foi aplicada pela primeira vez em outubro, tendo o Governo decidido que a redução do ISP se mantinha até 31 de janeiro deste ano. Na ocasião, foi igualmente decidido que iria proceder-se a uma monitorização da medida para que pudesse ser “ajustada em função da evolução do mercado”, como recorda a Lusa.
PUB
Na portaria agora publicada refere-se este processo de monitorização entre as justificações para o prolongamento da medida por mais três meses.
“Considerando que o Governo se comprometeu a monitorizar a evolução da cotação da matéria-prima e, consequentemente, do preço dos combustíveis e que se verifica, no momento atual, que os pressupostos subjacentes à medida extraordinária implementada se mantêm, torna-se necessário prorrogar os efeitos da redução extraordinária das taxas unitárias do ISP aplicáveis no continente à gasolina sem chumbo e ao gasóleo rodoviário.”
PUB
Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here