Rondônia entra no mercado de gás natural

Por Agência Brasil
Publicada em 27/01/2022 às 16h09

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (27) que a abertura do mercado de gás natural em Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos rios Solimões e Amazonas, na Região Amazônica. A afirmação foi feita na solenidade do anúncio da abertura desse mercado no estado.

Sancionado em abril do ano passado, a Lei do Gás, (Lei 14.134/21) criou mecanismos para o chamado novo mercado do gás. Segundo o ministro, a lei já trouxe resultados com a chegada de novas empresas no segmento de exploração e suprimento de gás natural.

Na região da Bacia do Rio Amazonas, a produção de gás natural teve início em 2021, com a exploração do campo de Azulão. Segundo a Eneva, empresa que comprou o campo, o gás produzido em Azulão será usado na geração de energia pela termelétrica. Há ainda a perspectiva de exploração do gás no campo de Juruá, na Bacia do Solimões.

“Isso vai ser muito bom, não só para o abastecimento energético de Rondônia, mas também o gás é um insumo muito importante para a indústria. As indústrias virão para Rondônia, muitas delas já estão estabelecidas aqui e chegaram nos últimos três anos, e eu entendo que o estado de Rondônia terá um desenvolvimento muito mais rápido com esse novo marco legal”, disse. “O mesmo que vai ocorrer com o potencial de de gás na Bacia do Solimões e do Amazonas e que vai certamente beneficiar o estado de Rondônia”, disse Albuquerque.

Entre outros pontos, a nova legislação acabou com o regime de concessão para a exploração do produto e criou novos critérios para o acesso à infraestrutura essencial para movimentar o gás natural e o regime de entrada e saída do produto nos gasodutos.

Agora, as empresas interessadas em explorar o gás natural precisam apenas de uma autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Outro ponto da lei é que diferentes empresas podem atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva do gás, a exemplo do transporte, uma vez que a legislação garante o livre acesso para esses agentes aos gasodutos.

“Antes não se tinha acesso a toda infraestrutura de gás natural, porque havia no país, por muitos e muito anos, um monopólio, realizado pela Petrobras, que não tinha condições, por questões até de recursos para investimento, de prover o melhor serviço. Esse novo marco legal de gás propiciou que novos agentes participassem do processo. Até o ano passado, nós só tínhamos uma empresa, que era a Petrobras. Hoje temos sete empresas”, disse o ministro.

Mesmo com a aprovação do novo marco, ainda é preciso que os estados modifiquem suas legislações para se adequar. A Constituição garante a competência dos entes federados para regulação dos serviços locais de gás canalizado, como a distribuição.

Além de Rondônia, outros estados já mudaram suas legislações, a exemplo do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Ceará. O Rio Grande do Norte já encaminhou um projeto para a Assembleia Legislativa modificando a legislação local.

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Chicco Jerikho's reaction to seeing Princess Marino's intimate scene at the Disconnected Kite thumbnail

Chicco Jerikho's reaction to seeing Princess Marino's intimate scene at the Disconnected Kite

Jakarta - Serial Layangan Putus masih menjadi perbincangan hangat saat ini. Banyak penonton dibuat panas lewat adu peran Reza Rahadian, Putri Marino, dan Anya Geraldine. Diadaptasi dari novel karya Mommy ASF, Layangan Putus berkisah tentang biduk rumah tangga Aris (Reza) dan Kinan (Putri). Hubungan mereka terancam putus karena Lydia (Anya) yang menjadi duri di antara…
Read More
Online gambling is terrible news for SA’s youth thumbnail

Online gambling is terrible news for SA’s youth

By Rufaro Samanga - 13 January 2022 - 15:15 With unemployment rampant, many people are turning to online betting platforms. Stock image. Image: 123RF/RAWPIXEL Gambling is not a new phenomenon. From the gleaming slot machines on casino floors to playing “dice” on a random street corner, it has been and continues to be an activity…
Read More
A Spoiler-Filled Breakdown of the New Scream thumbnail

A Spoiler-Filled Breakdown of the New Scream

Warning: Spoilers ahead for Scream 5 Characters in the 1996 Scream were well-versed in the ground rules for horror movies. As Woodsboro, Calif.’s resident movie geek Randy Meeks (Jamie Kennedy) made clear in the franchise’s first installment, abstaining from sex is your best chance of making it out of a scary movie alive. He also…
Read More
Index Of News
Total
0
Share