Vereador do PT lidera invasão de igreja católica durante missa; Arquidiocese de Curitiba repudia

Vereador Rebato Freitas liderou protesto em igreja católica de Curitiba Fotos: Reprodução/Print de vídeo das redes sociais
Vereador Rebato Freitas liderou protesto em igreja católica de Curitiba Fotos: Reprodução/Print de vídeo das redes sociais

O vereador Renato Freitas (PT) liderou uma invasão à Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba, neste sábado (5), durante a celebração de uma missa. Os militantes seguravam bandeiras do PT e do PCdoB e gritavam palavras como “racistas” e “fascistas”, ignorando os pedidos do padre para que cessassem o tumulto.

Em discurso, o vereador petista disse que os católicos haviam apoiado um “policial que está no poder”. Segundo ele, o ato era contra o racismo – o que, na sua visão, foi o motivo para os assassinatos de pessoas como Moïse Mugenyi e Durval Teófilo Filho e que teria relação com a conivência das pessoas com fé católica em relação a autoridades “fascistas”.

Ainda não foi provado que a cor da pele das vítimas foi um fator determinante para os homicídios. De acordo com o artigo 208 do Código Penal brasileiro, “impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso” é considerado crime contra o sentimento religioso. A pena prevista é de detenção de um mês a um ano, ou pagamento de multa. Quando há emprego de violência, a pena pode ser aumentada em um terço.

O vereador Eder Borges (PSD) prometeu representar contra o petista na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba, nesta segunda-feira (7).

– Um bando de marginal, liderado por um vereado do PT de Curitiba, invadiu a missa da Igreja do Rosário. Nos próximos dias, vou falar mais no plenário e, nesta segunda-feira, vou entrar com uma representação no Conselho de Ética contra este moleque, porque escarnecer da fé não vou aceitar – disse o vereador do PSD.

Arquidiocese de Curitiba repudia invasão

Nesta segunda-feira (7), a Arquidiocese de Curitiba repudiou a invasão à Igreja do Rosário.

Por meio de nota, a Arquidiocese confirmou que o protesto feito na igreja aconteceu no horário da missa. De acordo com o texto, líderes dos manifestantes incentivaram comportamentos desrespeitosos.

– Infelizmente, o que houve no último sábado foram agressividades e ofensas. É fácil ver quem as estimulou. […] A posição da Arquidiocese de Curitiba é de repúdio ante a profanação injuriosa. Também a Lei e a livre cidadania foram agredidas. Por outro lado, não se quer “politizar”, “partidarizar” ou exacerbar as reações. Os confrontos não são pacificadores. O que se quer agora é salvaguardar a dignidade da maravilhosa, e também dolorosa, história daquele templo – diz o comunicado.

A nota é assinada pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

No dia 05 de fevereiro de 2022, em torno das 17.00hs, um grupo apresentou-se junto à porta da Igreja do Rosário, para protestar contra a violência havida no estado do Rio de Janeiro, cujo desdobramento final foi a morte de um cidadão congolês e, em outro caso, a morte de um brasileiro afrodescendente. Era no mesmo horário da celebração da missa. Solicitados a não tumultuar o momento litúrgico, lideranças do grupo instaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos.

É verdade que a questão racial no Brasil ainda requer muita reflexão e análises honestas, que promovam políticas públicas com vistas a contemplar a igualdade dos direitos de todos. Mas não é menos verdadeiro que a justiça e a paz nunca serão alcançados com destemperos ou impulsividades desequilibradas.

Desde a sua primeira inauguração, em 1737, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos sempre foi um lugar de veneração e de celebração da fé. Foram os escravos a edificá-la. Hoje, muitos afrodescendentes a visitam. E o fazem em grupos ou individualmente. Sempre primaram pelo profundo respeito, até mesmo quando não católicos.

Infelizmente, o que houve no último sábado foram agressividades e ofensas. É fácil ver quem as estimulou.

A posição da Arquidiocese de Curitiba é de repúdio ante a profanação injuriosa. Também a Lei e a livre cidadania foram agredidas. Por outro lado, não se quer “politizar”, “partidarizar” ou exacerbar as reações. Os confrontos não são pacificadores. O que se quer agora é salvaguardar a dignidade da maravilhosa, e também dolorosa, história daquele templo.

Curitiba, 07 de fevereiro de 2022.

Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo

Fonte: Pleno News


Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Ashling Murphy Murder Trial: Here's what happened on day eight thumbnail

Ashling Murphy Murder Trial: Here's what happened on day eight

Today, the Ashling Murphy murder trial entered its eighth day at the Central Criminal Court in Dublin. Jozef Puska, of Lynally Grove, Mucklagh, Co Offaly is on trial, accused of murdering Ms Murphy in January 2022. He denies the charge. To follow all things related to the trial, you can listen to Newstalk Courts Correspondent
Read More
The orange bunch is back.  They were associated with the CSSD, now circling the new government thumbnail

The orange bunch is back. They were associated with the CSSD, now circling the new government

Chovancův muž u FialyV počátcích politické kariéry Andreje Babiše spolupracoval s jeho hnutím. Poté se ovšem ve velmi zlém rozešli, on se stal poradcem místopředsedy a ministra vnitra Milana Chovance a s Babišem si vzájemně nemohli přijít na jméno. Řeč je o někdejším spolumajiteli komunikační agentury Bison & Rose Miloši Růžičkovi (v roce 2018 ji…
Read More

Two lookouts were erected in memory of Bar-El Hadaria Shmueli and the late Yehuda Guetta: “This is Zionism at its best”

מאות בני נוער הגיעו לחוות "נופי ריחן" וסייעו בהקמת שני מצפורים לזכרם של הלוחם שנהרג בגבול הרצועה לפני חודש, והנער שנרצח בפיגוע בצומת תפוח בחודש מאי • ראש המועצה האזורית שומרון, יוסי דגן: "בני הנוער הללו בונים את הארץ ומגנים עליה...
Read More
Class A Motorized RVs Market Upcoming Trend & Positions 2027 |Thor Industries, Forest River, Winnebago Industries, REV Group, Gulf Stream Coach, Deeson RV, ETRV Technology Co., Jiangsu Defa, and Feishen thumbnail

Class A Motorized RVs Market Upcoming Trend & Positions 2027 |Thor Industries, Forest River, Winnebago Industries, REV Group, Gulf Stream Coach, Deeson RV, ETRV Technology Co., Jiangsu Defa, and Feishen

Class A Motorized RVs Market 2021 | Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats analysis. Demanding Market Research Report on Global Class A Motorized RVs Market conducted by a team of industry specialists. The report covers briefly the products or services in the market and their application. The report also provides data on the technological advancements taking…
Read More
The Children Who Lost Limbs in Gaza thumbnail

The Children Who Lost Limbs in Gaza

Just off the acacia-lined highway to the Qatari capital of Doha is a three-story, whitewashed apartment complex built to host visitors at the 2022 FIFA World Cup. Until recently, the gated compound was unoccupied. Yet in the past several months, as part of a deal Qatar struck with Israel, Hamas, and Egypt to evacuate as
Read More
Index Of News
Total
0
Share