A forma de administrar adenosina na taquicardia supraventricular faz diferença?


Avalie o nosso conteúdo:

Aguarde enquanto o login é efetuado

Houve um erro fazendo sua requisição, por favor tente novamente!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o site parceiro da PEBMED

A taquicardia supraventricular (TSV) ocorre em um a cada 500 adultos, tem origem acima do feixe de His, geralmente na região do nó atrioventricular (AV), e é vista no eletrocardiograma (ECG) como taquicardia de QRS estreito, ou seja, menor que 120ms. Seu tratamento é feito com a realização de manobra vagal, sendo a manobra vagal modificada a mais recomendada atualmente. Quando há falha, indicamos a administração de adenosina. 

A adenosina é um nucleosídeo endógeno rapidamente metabolizado que atua bloqueando de forma transitória a condução pelo nó AV, o que é muito útil para baixar a frequência cardíaca na TSV. Como ela é metabolizada de forma muito rápida, entre um e cinco segundos, uma injeção intravenosa rápida é necessária para se obter melhores resultados e a recomendação é que seja realizada infusão pela técnica de duas seringas em um conector em T (conhecido como “torneirinha”). A dose inicial é de 6mg, seguida da infusão de 20ml de solução salina.  

Vários estudos avaliaram a eficácia, via de administração, segurança e dose recomendada da adenosina. Inclusive, um estudo prospectivo e randomizado comparou a infusão de adenosina e solução salina na mesma seringa e a técnica padrão recomendada, com taxas de sucesso semelhantes e maior facilidade da aplicação em uma única seringa. Outra técnica descrita é a aplicação com duas seringas seguida da elevação do braço, recomendada pelo ACLS. Porém, este método não foi comparado à técnica padrão em estudos randomizados. Foi feito então um estudo piloto visando comparar essas duas técnicas.

Saiba mais: Consumo de café tem relação com arritmias cardíacas e outros fatores?

adenosina

Métodos do estudo e população envolvida 

Foi um estudo piloto controlado, randomizado, não cego que comparou as taxas de sucesso de reversão de TSV em relação as duas técnicas, a técnica padrão e a alternativa. Foi optado por ser um estudo piloto pois o número da amostra necessária calculado inicialmente era de 700 pacientes para se obter diferença estatística, com taxa de sucesso estimada em 95% com a técnica alternativa. A taxa de sucesso da técnica padrão em estudos prévios é de 89,7%. Apesar de TSV ser relativamente comum, grande parte é resolvida com manobras vagais e a estimativa do serviço é que fossem incluídos 50 pacientes por ano, o que tornou o estudo inviável.  

Os critérios de inclusão eram idade maior que 18 anos, TSV estável que não respondeu ao tratamento com manobra vagal ou manobra vagal modificada. Pacientes com sinais de instabilidade, gestantes ou com história de anafilaxia por adenosina foram excluídos. 

O grupo controle recebeu o tratamento padrão, ou seja, adenosina 6mg via endovenosa em um a dois segundos pela veia cubital direita, com uso de um conector em T, seguida da infusão de solução salina, e o grupo intervenção recebeu o tratamento alternativo, semelhante ao tratamento padrão, seguido de elevação do braço direito a 90 graus (perpendicular ao plano horizontal) por 10 segundos. 

O desfecho primário foi o término da TSV, avaliada pelo ECG como uma aumento do intervalo R-R em pelo menos duas vezes ou retorno para ritmo sinusal. O desfecho secundário foi a ocorrência de complicações em um minuto, definidas como pré sincope, palpitações, desconforto torácico, dispneia e parada cardíaca.

Leia também: Arritmias cardíacas: como manejar as taquicardias atriais?

Resultados

Foram randomizados 30 pacientes, sendo 15 para cada grupo. Não houve diferença nas características de base entre os grupos, a maioria era do sexo feminino e hipertensão foi a comorbidade mais frequente. A queixa mais comum dos pacientes na apresentação do quadro era palpitação. 

O desfecho primário foi semelhante nos dois grupos, com resolução da TSV em 86,7% dos casos no grupo intervenção e 80% no grupo controle. O desfecho secundário ocorreu em apenas dois pacientes: pré-síncope no tratamento alternativo e palpitação no tratamento padrão.

Conclusão  

Neste estudo piloto, não houve diferença na resolução da TSV entre os grupos, assim como também não houve diferença na ocorrência de complicações em um minuto, ou seja, a adenosina se mostrou um tratamento altamente eficaz para TSV, independente da forma que foi administrada. Vimos que um estudo maior, para confirmar este resultado, é factível, porém o ideal é que seja multicêntrico, o que possibilita inclusão de maior número de pacientes em um tempo mais curto.

Autora:

Isabela Abud Manta

Editora de cardiologia do Portal PEBMED ⦁ Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ⦁ Residência em Clínica Médica pela UNIFESP ⦁ Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) ⦁ Atualmente atuando nas áreas de terapia intensiva, cardiologia ambulatorial, enfermaria e em ensino médico.

Referências bibliográficas:

  • Daengbubpha, P., Wittayachamnankul, B., Sutham, K. et al. Comparing methods of adenosine administration in paroxysmal supraventricular tachycardia: a pilot randomized controlled trial. BMC Cardiovasc Disord 22, 15 (2022). https://doi.org/10.1186/s12872-022-02464-5


Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED:


Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:


7 dias grátis com o Whitebook

Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.


Acesso gratuito ao Nursebook

Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.


Acesso gratuito Fórum

Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.


Acesso ilimitado

Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos
e revisados por especialistas


Teste seus conhecimentos

Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida


Conteúdos personalizados

Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados
por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o site parceiro da PEBMED

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Mask refusers can be found everywhere, but disputes are rarely found between major distributors and public transport providers thumbnail

Mask refusers can be found everywhere, but disputes are rarely found between major distributors and public transport providers

Mit der steigenden Impfquote nimmt das Verständnis für die Maskenpflicht in Innenräumen ab. Auch wenn handgreifliche Auseinandersetzungen darüber in der Schweiz kaum vorkommen: Die Stimmung sei gereizt, sagt der Präsident der Sicherheitsdirektoren. In der Pandemie allgegenwärtig – und trotzdem mitunter Grund für Auseinandersetzungen: die Maske. Gaëtan Bally / KeystoneKaum jemand trägt sie gerne. Aber im…
Read More
Omicron Can Cause This Viral Respiratory Infection in Young Kids, According to a New Study thumbnail

Omicron Can Cause This Viral Respiratory Infection in Young Kids, According to a New Study

A new study by Boston Children’s Hospital has found that the omicron variant of COVID-19 has been associated with a spike in severe croup, a viral respiratory infection. Between early January 2020 to mid-January 2022, a total of 75 children between one and three years old at a large freestanding children’s hospital in Boston were diagnosed with COVID-19-associated croup.…
Read More
Babar Azam starts 2024 with ‘new hopes’ thumbnail

Babar Azam starts 2024 with ‘new hopes’

By Sabyasachi ChowdhuryFormer Pakistan skipper Babar Azam is set to start 2024 with energy, hopes and expectationsTo celebrate New Year, Babar dropped a post on his social media account to celebrate New YearBabar wrote, “A roller coaster year comes to an end with new hopes, lots of learning and better expectations from the coming year.
Read More
Elation Health partners with Zocdoc to streamline online appointment scheduling thumbnail

Elation Health partners with Zocdoc to streamline online appointment scheduling

A new collaboration announced this week between Zocdoc and Elation Health aims to help physician practices and other providers using Elation's electronic health records reach new patients on the Zocdoc marketplace and reduce administrative burden. WHY IT MATTERS Through the new partnership, providers’ existing scheduling software integrates with Zocdoc, automatically adding appointments booked online to
Read More
Index Of News
Total
0
Share