Assaí é condenado a indenizar criança negra que levou ‘mata-leão’ de segurança

Escrito en BRASIL el

A 3ª Câmara Cível de Jacarapaguá, no Rio de Janeiro, negou por unanimidade o recurso impetrado pelos advogados da rede de supermercados Assaí para que a empresa indenize a família de uma criança que levou um golpe ‘mata-leão’ de um segurança da unidade atacadista localizada na Av. Ayrton Sena, na capital fluminense, em 2019, quando a vítima tinha apenas 10 anos. As informações são do site a Ponte Jornalismo.

“Para enfrentar essa chaga que nos envergonha e nos diminui em humanidade, precisamos, antes de mais nada, deixa-la visível e adotar, institucionalmente, práticas antirracistas para reduzir os danos, respeitando a intensidade da dor que o preconceito produz”, escreveu a relatora do caso, a desembargadora Andréa Maciel Pachá, em seu voto, no qual chegou a mencionar trechos da obra “Racismo Estrutural”, do advogado e acadêmico Silvio de Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama.

Outros desembargadores da câmara acompanharam a decisão de Andréa e agora o Assaí terá que pagar R$ 30 mil a título de danos morais ao garoto e seus pais. “Não há dúvidas de que, ser abordado com violência, em local movimentado, a pretexto de ter sido confundido com adolescentes infratores, expôs a criança a situação vexatória, cuja reparação deve ser a mais integral possível, ainda que se tenha consciência de que não há dinheiro que repare o constrangimento experimentado”, registrou ainda a relatora no documento.

Luana Paulino, de 33 anos, a técnica em saúde bucal que é mãe do menino, disse à Ponte Jornalismo ainda que ao negar os recursos da grande rede de supermercados, os desembargadores trouxeram uma sensação de alívio e conforto para a família, uma vez que o filho, atualmente com 13 anos, ainda sofre com a traumática experiência de violência sofrida há três anos.

“Essa decisão veio como um conforto e um alívio porque meu filho sofre com isso e tem medo, não consegue entrar nesse mercado até hoje”, falou Luana.

O episódio ocorreu em 24 de outubro de 2019, logo que o menino entrou no estabelecimento, depois de deixar um carrinho de compras na parte exterior da loja. A vítima ficou com marcas no pescoço, que até sangrou. A mãe relembra que o filho chorava e sentia falta ar após o estrangulamento praticado pelo funcionário.

“Ele estava com o pescoço sangrando, como se fosse (um machucado) de unha ou relógio, e dizendo que estava com muita falta de ar. Na hora, eu fiquei desesperada e sem ter muita reação”, relembrou a mãe à Ponte.

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
It was revealed, the estimated day of birth of Lesti Kejora's child was earlier than Aurel Hermansyah thumbnail

It was revealed, the estimated day of birth of Lesti Kejora's child was earlier than Aurel Hermansyah

Nagita Slavina, Paula Verhoeven, Lesti Kejora, Aurel Hermansyah (Instagram/raffinagita1717)Liputan6.com, Jakarta - Lesti Kejora diketahui saat ini tengah mengandung buah hati pertamanya. Kehamilan Lesti Kejora itu mengundang banyak pertanyaan dari warganet. Banyak yang mempertanyakan usia kehamilannya, kemudian dikait-kaitkan dengan waktu pernikahan Lesti Kejora dan Rizky Billar. Sampai-sampai sempat beredar isu bahwa Lesti Kejora hamil di luar…
Read More
Index Of News
Total
0
Share