O Egito, treinado pelo português Carlos Queiroz, garantiu esta quarta-feira a qualificação para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN), ao vencer a Costa do Marfim no desempate por penáltis (4-5), após o 0-0 no final do tempo regulamentar e do prolongamento.
Num encontro sem golos no tempo regulamentar, a primeira parte ficou marcada pela saída por lesão do médio costa-marfinense Franck Kessié, aos 30 minutos, para a entrada de Serey Die. Na segunda parte, e entre outras substituições, Carlos Queiroz também foi forçado a mexer por lesão na reta final: Fathi saiu com queixas e Zizo entrou ao minuto 84 e, pouco depois, houve mesmo mexida na baliza. El Shenawy não aguentou e teve de ceder lugar a Gabaski, que seria decisivo na decisão da marca dos 11 metros.
Nesse desempate por penáltis, ninguém falhou nos primeiros quatro pontapés. Nicolas Pepé deu vantagem à Costa do Marfim (1-0), Zizo empatou para o Egito (1-1), Ibrahim Sangaré fez 2-1 para os costa-marfinenses e El Solia o 2-2. A seguir, Bailly, que foi um dos melhores em campo, viu Gabaski defender e Kamal deu vantagem aos faraós (2-3). Cornet fez a seguir o 3-3, Abdelmonem manteve a dianteira ao Egito (3-4), Zaha respondeu com o 4-4, mas na última e decisiva bola da série regular para o Egito, lá estava Mohamed Salah, que carimbou a qualificação com o 4-5 final.
No próximo domingo, nos quartos de final, a seleção de Carlos Queiroz defronta Marrocos, num duelo com apito inicial agendado para as 16 horas.
Os quartos de final arrancam no sábado, com o Gâmbia-Camarões (16h00) e o Burquina Faso-Tunísia (19h00). No domingo, há ainda o Senegal contra Mali ou Guiné-Equatorial, duas seleções que fecham os oitavos de final com o duelo desta quarta-feira, que inicia às 19 horas.
A grande penalidade decisiva batida por Salah:
Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here