CONTRA: Presidente do Senado critica uso de fundo eleitoral para combate ao covid-19

Para ele, trata-se de um discurso demagógico, uma vez que um valor muito maior do que o reservado aos partidos políticos já foi disponibilizado para o combate à pandemia

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, criticou os discursos dos colegas que defendem o uso da verba destinada ao fundo eleitoral para o combate ao novo coronavírus.

Para Alcolumbre, trata-se de um discurso demagógico, uma vez que um valor muito maior do que o reservado aos partidos políticos já foi disponibilizado para o combate à pandemia. “Vou defender a democracia e deixe que muitos defendam a demagogia”, disse durante a sessão remota de hoje (14).

Alcolumbre alega os R$ 2 bilhões reservados aos partidos não podem ser comparados aos R$ 500 bilhões que, segundo ele, já foram usados para socorrer empresas e empregos para conter a crise econômica.

O presidente do Senado associou a existência do fundo partidário ao exercício da própria democracia, uma vez que essa verba é usada para financiar as campanhas eleitorais.

“Da mesma forma que continuarei defendendo a vida dos brasileiros, vamos defender a vida da democracia. Muitos lutaram para que tivéssemos a possibilidade de exercer o direito do voto. Vou continuar trabalhando para defender a democracia e vou respeitar aqueles que defendem a demagogia”.

Resposta a senadores

A fala de Alcolumbre foi direcionada a senadores que defendem o uso do fundo eleitoral para o combate à pandemia. Dentre esses senadores está Eduardo Girão (Podemos-CE).

“Não podemos mais adiar essa agonia e não deliberar sobre o fundão eleitoral. É uma questão moral, de humanidade, que a gente delibere sobre o fundão ir diretamente para o combate ao coronavírus e os seus efeitos. Esse é um momento que a vida nos convida a fazer o bem”, disse.

Weverton (PDT-MA) pediu a palavra para defender a posição de Alcolumbre. O pedetista criticou aqueles que criticam o fundo eleitoral.

“Todas as iniciativas aprovadas aqui, a maioria saiu do Congresso, como iniciativa dos senadores e deputados. Não é a questão do valor, mas da forma como é tratada. É como se dissesse ‘tira-se o dinheiro, porque lá na eleição é pra fazer coisa suja’, o que não é correto. É na grande e boa política que resolvemos a situação”.

Para Rogério Carvalho (PT-SE), defender o esvaziamento do fundo eleitoral faz parte de um discurso populista. “Não sou daqueles que se escondem atrás de discurso fácil, populista. O fundo eleitoral precisa existir para garantir a democracia”.

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu a palavra e propôs a votação de um projeto de sua autoria que deixa o partido à vontade para fazer a doação de sua parte, voluntariamente. “E aí, aqueles que acham que o fundo eleitoral é indispensável, morrem abraçados com o fundo. Aqueles que entenderem que é possível fazer, neste momento, uma campanha eleitoral mais simples, mais pé no chão, mais barata, fazem a transferência dos recursos. Isso me parece profundamente democrático”.

Debate iniciado ontem

Na sessão de ontem (13) o presidente do Senado já havia abordado o assunto. Na ocasião, disse que foi favorável ao financiamento privado de campanha, mas a matéria foi derrotada no Congresso.

“Faltaram quatro votos no Senado Federal para que fosse aprovado o financiamento privado e nós não tivéssemos esse problema”. Foi do fim do financiamento privado de campanha que surgiu a necessidade da criação de um fundo, abastecido com verba pública, para financiar as campanhas eleitorais.

Também ontem, o líder do PSL na Casa, Major Olímpio (PSL-SP), criticou a rejeição de uma emenda que previa tal transferência de verba na Proposta de Emenda (PEC) à Constituição nº 10, chamada de PEC do Orçamento de Guerra.

“O que me deixa transtornado e indignado como brasileiro é dizer que [a emenda relativa a] essa grana do fundão eleitoral, essa grana do fundão da vergonha, foi rejeitada no Senado com a mesma manobra utilizada na Câmara dos Deputados para considerar a matéria estranha”. Olímpio é um dos favoráveis a essa transferência.

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
How much was alcohol in the Edo period when there was a lot of drinking? thumbnail

How much was alcohol in the Edo period when there was a lot of drinking?

テレビドラマや映画などでよく描かれる江戸時代の人々。日々の暮らしは現代とは大きく異なっていたはずですが、「お金の面」ではどうだったのか――。「江戸時代の『寿司の値段』はいくらだったのか」、「江戸時代の庶民『家賃相場』はどれほどだったのか」に続いて、日本近世史学者の大石学氏が監修した『江戸のお勘定』より一部抜粋・再構成してお届けします。同書では、比較的物価が安定していたとされている文化・文政年間(1804〜1830)を基準とし、金・銀・銭の換算は、幕府の換算基準値の1両=銀60匁=銭4000文としています。また、当時はそば1杯が16文だったことから、現代の価値に換算して1文を30円、そこから金1両を12万円と計算しています。■江戸時代の居酒屋は椅子もテーブルもなし仕事帰りに軽く一杯引っかけるのが楽しみ、という人は多いだろう。一人暮らしならばなおさらだ。江戸では、日雇い、棒手振りなど、手に技術や経験がなくてもすぐに始められる仕事があり、貯蓄できるほどのゆとりはないものの、まじめに働いてさえいれば、男性の一人暮らしの場合、酒を飲むぐらいの金は捻出できる。仕事帰りに、ちょっと一杯という需要も多かった。居酒屋らしいものができたのは、神田鎌倉河岸(千代田区)の豊島屋が最初といわれる。鎌倉河岸は、江戸城築城の時に鎌倉からの石を荷揚げしたところからその名がついた。
Read More
14 DM and 16 SSP absent from CM Yogi's public darshan, show cause notice issued thumbnail

14 DM and 16 SSP absent from CM Yogi's public darshan, show cause notice issued

स्टोरी हाइलाइट्स जनता दर्शन से गैरहाजिर 14 DM और 16 SSP सीएम योगी ने दिए कार्रवाई के निर्देश कारण बताओ नोटिस जारी किया गया मुख्यमंत्री योगी आदित्यनाथ के निर्देश पर आज सुबह जिलों में जनता दर्शन के दौरान किए गए रियलटी चेक में 16 जिलों के डीएम और 14 कप्तान गैरहाजिर मिले हैं. इससे नाराज…
Read More
Pakistani Workers Spearheading Saudi Arabia’s Vision 2030 thumbnail

Pakistani Workers Spearheading Saudi Arabia’s Vision 2030

Saudi Arabia’s ambitious Vision 2030 plan is not just a transformative blueprint for its own future. It is also a beacon of opportunity for foreign labor, particularly from Pakistan. As the Kingdom diversifies its economy and embarks on this ambitious journey, Pakistani workers are being meticulously trained to play a pivotal role in this transformation.
Read More

Post: Something has to happen. We can not afford anything else

Inge Alexander Gjestvang Inge Alexander Gjestvang, leder i Foreningen for kjønns- og seksualitetsmangfold (FRI) Utenforskap og annerledeshet gir utslag i redusert helse. Midler må øremerkes for å komme helt frem og utgjøre en forskjell. 1 min Publisert: 07.10.21 — 11.11 Oppdatert: 2 timer siden Det siste året har vi fått to rapporter som bekrefter det…
Read More
Washington Post headline has the ACLU challenging Gov. Glenn Youngkin's order 'mandating choice' thumbnail

Washington Post headline has the ACLU challenging Gov. Glenn Youngkin’s order ‘mandating choice’

This headline has it all: It has the American Civil Liberties Union challenging a governor’s executive order “mandating choice” on school masks. We can see how the modern ACLU would be opposed to someone forcing freedom of choice on parents and school districts.As Twitchy just reported, the Democratic-controlled Virginia State Senate voted for a parental…
Read More
Index Of News
Total
0
Share