CORONAVÍRUS: Empresas Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia

Os conglomerados de tecnologia Google e Apple, dos Estados Unidos, anunciaram uma iniciativa conjunta de rastreamento de pessoas para ser utilizada por governos para monitorar os fluxos de circulação de pessoas como forma de controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia vai envolver interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês) no nível de sistemas operacionais para facilitar que aplicações de autoridade de saúde possam utilizar os dados dos smartphones para medir o fluxo de pessoas. O Google é o detentor do sistema operacional Android e a Apple, do iOS, concentrando quase a totalidade de smartphones do planeta.

Os apis oficiais de governos poderão ser baixados nas lojas (Play Store do Google e Apple Store da Apple).

Para além disso, as duas empresas informaram que trabalham em uma iniciativa de rastreamento de pessoas utilizando a tecnologia bluetooth (aplicada em diversas soluções, como para conectar aparelhos em caixas de som).

A ferramenta permitirá mapear quem entrou em contato com pessoas infectadas para subsidiar estratégias de contenção da disseminação do vírus.  

Com esse projeto, será possível integrar mais usuários a esse ecossistema, incluindo as autoridades de saúde. O comunicado conjunto das duas empresas não detalhou como esse sistema funcionará.

Google e Apple têm acesso à quase totalidade dos 5,2 bilhões de smartphones existentes em todo o planeta por meio de seus sistemas operacionais.

Para além disso, o Google controla o maior mecanismo de busca, de mesmo nome, utilizado por bilhões de pessoas, a maior plataforma de vídeo, o Youtube (2 bilhões de usuários), e o maior servidor de e-mail, o Gmail (1,5 bilhão de usuários).

Já a Apple é uma das maiores fabricantes de telefones celular do planeta, além de outros dispositivos, como computadores, serviços de TV por demanda, agregadores de notícias e conteúdo próprio.

Agência Brasil entrou em contato com o Google para saber se já há parceria com algum governo no Brasil firmada ou em diálogo. Por meio de sua assessoria, a empresa disse que ainda não, e que as informações são as anunciadas pelas matrizes dos conglomerados.

Privacidade

A Associação de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU) se manifestou por meio de suas redes sociais ponderando que a iniciativa precisa demonstrar como vai assegurar a privacidade dos cidadãos, ou não terá efetividade.

“A informação não pode ir para um governo ou para qualquer companhia e a escolha de usar ou não esse sistema deve ser inteiramente nossa”, defendeu a entidade, em sua conta no Twitter.

As práticas de monitoramento dos cidadãos vêm sendo adotadas já no Brasil e levantam preocupações de autoridades e pesquisadores na área de privacidade e proteção de dados, como mostrou a Agência Brasil

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
How will Ireland face new phase of Covid post-Nphet? thumbnail

How will Ireland face new phase of Covid post-Nphet?

In a post-Nphet world, Ireland is facing yet another new phase of Covid without many of the familiar faces and structures from earlier in the pandemic. But who is calling the shots, and what is happening behind the scenes? Since March 8th, there have been 241,954 cases of Covid notified through either PCR or antigen…
Read More
US man gets $450,000 after unwanted work birthday party triggered panic attack thumbnail

US man gets $450,000 after unwanted work birthday party triggered panic attack

A Kentucky man was awarded $450,000 in a lawsuit against his former employer, after the company disregarded his wish not to be given a birthday party.In August 2019, Gravity Diagnostics, a medical laboratory, ignored Kevin Berling’s request not to celebrate his birthday due to his anxiety disorder.According to Tony Bucher, Berling’s attorney, Berling spoke to…
Read More
DAY 15: A timeline of key Israel-Hamas war events thumbnail

DAY 15: A timeline of key Israel-Hamas war events

People search for victims under the rubble of a destroyed building in Gaza City's Rimal residential district on Sunday, following Israeli airstrikes. — AFPAs the conflict between Israel and Gaza enters its 16th day, these are the main developments.Latest developmentsThe first aid trucks carrying humanitarian aid arrived in southern Gaza on Saturday as Israel's nightmare
Read More

More than a million people call for referendum in Italy on euthanasia

Cerca de 1,2 milhões de pessoas assinaram uma petição entregue esta sexta-feira ao Supremo Tribunal de Itália para a realização de um referendo sobre a eutanásia, face ao vazio legal no país, informaram os promotores da iniciativa. "Mais de um milhão de pessoas pediu para poder decidir finalmente sobre o que a política ainda não…
Read More
Index Of News
Total
0
Share