CORONAVÍRUS: Empresas Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia

Os conglomerados de tecnologia Google e Apple, dos Estados Unidos, anunciaram uma iniciativa conjunta de rastreamento de pessoas para ser utilizada por governos para monitorar os fluxos de circulação de pessoas como forma de controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia vai envolver interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês) no nível de sistemas operacionais para facilitar que aplicações de autoridade de saúde possam utilizar os dados dos smartphones para medir o fluxo de pessoas. O Google é o detentor do sistema operacional Android e a Apple, do iOS, concentrando quase a totalidade de smartphones do planeta.

Os apis oficiais de governos poderão ser baixados nas lojas (Play Store do Google e Apple Store da Apple).

Para além disso, as duas empresas informaram que trabalham em uma iniciativa de rastreamento de pessoas utilizando a tecnologia bluetooth (aplicada em diversas soluções, como para conectar aparelhos em caixas de som).

A ferramenta permitirá mapear quem entrou em contato com pessoas infectadas para subsidiar estratégias de contenção da disseminação do vírus.  

Com esse projeto, será possível integrar mais usuários a esse ecossistema, incluindo as autoridades de saúde. O comunicado conjunto das duas empresas não detalhou como esse sistema funcionará.

Google e Apple têm acesso à quase totalidade dos 5,2 bilhões de smartphones existentes em todo o planeta por meio de seus sistemas operacionais.

Para além disso, o Google controla o maior mecanismo de busca, de mesmo nome, utilizado por bilhões de pessoas, a maior plataforma de vídeo, o Youtube (2 bilhões de usuários), e o maior servidor de e-mail, o Gmail (1,5 bilhão de usuários).

Já a Apple é uma das maiores fabricantes de telefones celular do planeta, além de outros dispositivos, como computadores, serviços de TV por demanda, agregadores de notícias e conteúdo próprio.

Agência Brasil entrou em contato com o Google para saber se já há parceria com algum governo no Brasil firmada ou em diálogo. Por meio de sua assessoria, a empresa disse que ainda não, e que as informações são as anunciadas pelas matrizes dos conglomerados.

Privacidade

A Associação de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU) se manifestou por meio de suas redes sociais ponderando que a iniciativa precisa demonstrar como vai assegurar a privacidade dos cidadãos, ou não terá efetividade.

“A informação não pode ir para um governo ou para qualquer companhia e a escolha de usar ou não esse sistema deve ser inteiramente nossa”, defendeu a entidade, em sua conta no Twitter.

As práticas de monitoramento dos cidadãos vêm sendo adotadas já no Brasil e levantam preocupações de autoridades e pesquisadores na área de privacidade e proteção de dados, como mostrou a Agência Brasil

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Nadia Chaudhri, beloved Montreal neuroscientist with fans worldwide, has died thumbnail

Nadia Chaudhri, beloved Montreal neuroscientist with fans worldwide, has died

Nadia Chaudhri, who was renowned for creating scholarships for underrepresented young scientists and raising awareness about ovarian cancer amid her terminal diagnosis, has died. She was 43. Nadia Chaudhri, a Concordia University professor and neuroscientist who shared her palliative care journey online, has died. She was 43. (Submitted by Krista Byers-Heinlein)Nadia Chaudhri, a Montreal neuroscientist who…
Read More
Germany promises swift answer on battle tanks for Ukraine thumbnail

Germany promises swift answer on battle tanks for Ukraine

India recently celebrated 75 years of independence. The idea of “Amrit Kaal” builds on this with a road map for the next 25 years, taking us to 2047 when India will celebrate 100 years of independence. The India of 2023 is, of course, very different from the India of 1947, and the India of 2047
Read More
Western diplomats meet Afghan activists amid Taliban talks thumbnail

Western diplomats meet Afghan activists amid Taliban talks

OSLO, Norway (AP) — The Taliban and western diplomats have began their first official talks in Europe since they took over control of Afghanistan in August.The closed-door meetings were taking place at a hotel in the snow-capped mountains above the Norwegian capital. Taliban representatives will be certain to press their demand that nearly $10 billion…
Read More
Index Of News
Total
0
Share