CORONAVÍRUS: Empresas Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia

Os conglomerados de tecnologia Google e Apple, dos Estados Unidos, anunciaram uma iniciativa conjunta de rastreamento de pessoas para ser utilizada por governos para monitorar os fluxos de circulação de pessoas como forma de controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia vai envolver interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês) no nível de sistemas operacionais para facilitar que aplicações de autoridade de saúde possam utilizar os dados dos smartphones para medir o fluxo de pessoas. O Google é o detentor do sistema operacional Android e a Apple, do iOS, concentrando quase a totalidade de smartphones do planeta.

Os apis oficiais de governos poderão ser baixados nas lojas (Play Store do Google e Apple Store da Apple).

Para além disso, as duas empresas informaram que trabalham em uma iniciativa de rastreamento de pessoas utilizando a tecnologia bluetooth (aplicada em diversas soluções, como para conectar aparelhos em caixas de som).

A ferramenta permitirá mapear quem entrou em contato com pessoas infectadas para subsidiar estratégias de contenção da disseminação do vírus.  

Com esse projeto, será possível integrar mais usuários a esse ecossistema, incluindo as autoridades de saúde. O comunicado conjunto das duas empresas não detalhou como esse sistema funcionará.

Google e Apple têm acesso à quase totalidade dos 5,2 bilhões de smartphones existentes em todo o planeta por meio de seus sistemas operacionais.

Para além disso, o Google controla o maior mecanismo de busca, de mesmo nome, utilizado por bilhões de pessoas, a maior plataforma de vídeo, o Youtube (2 bilhões de usuários), e o maior servidor de e-mail, o Gmail (1,5 bilhão de usuários).

Já a Apple é uma das maiores fabricantes de telefones celular do planeta, além de outros dispositivos, como computadores, serviços de TV por demanda, agregadores de notícias e conteúdo próprio.

Agência Brasil entrou em contato com o Google para saber se já há parceria com algum governo no Brasil firmada ou em diálogo. Por meio de sua assessoria, a empresa disse que ainda não, e que as informações são as anunciadas pelas matrizes dos conglomerados.

Privacidade

A Associação de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU) se manifestou por meio de suas redes sociais ponderando que a iniciativa precisa demonstrar como vai assegurar a privacidade dos cidadãos, ou não terá efetividade.

“A informação não pode ir para um governo ou para qualquer companhia e a escolha de usar ou não esse sistema deve ser inteiramente nossa”, defendeu a entidade, em sua conta no Twitter.

As práticas de monitoramento dos cidadãos vêm sendo adotadas já no Brasil e levantam preocupações de autoridades e pesquisadores na área de privacidade e proteção de dados, como mostrou a Agência Brasil

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Um Porto sob a podridão thumbnail

Um Porto sob a podridão

A íntegra da coluna redigida por Professor Nazareno Porto Velho, a eterna e sofrida capital de Roraima, é uma cidade podre, fedorenta e imunda. Já dissemos isso centenas de vezes, portanto não é nenhuma novidade para ninguém. A estranheza está no fato de que o atual prefeito, Dr. Hildon Chaves, já há mais de seis…
Read More
Session in Permanent Commission for Covid-19 infections suspended thumbnail

Session in Permanent Commission for Covid-19 infections suspended

La Comisión Permanente que se realizó este viernes en la Cámara de Diputados sólo tuvo una duración de una hora, por el acuerdo de los grupos parlamentarios de suspender la sesión ante el incremento de contagios de Covid-19. A la sesión, que encabezó Olga Sánchez Cordero, sólo acudieron 28 legisladores, entre diputados y senadores, que…
Read More
News Analysis: Morocco... Human Rights Hopes Hang on a Liberal-led Tripartite Government thumbnail

News Analysis: Morocco… Human Rights Hopes Hang on a Liberal-led Tripartite Government

سعيد المرابط أصبح لدى المغرب منذ اليوم حكومة جديدة بقيادة ليبرالية، يقودها لأول مرة منذ عشر سنوات، حزب غير إسلامي بعد الانهيار الذي عانى منه حزب “العدالة والتنمية” في انتخابات الـ8 من أيلول/ سبتمبر، بعدما جاء يمتطي موجات الربيع العربي، ليعود بعد عقدٍ من الزمن إلى المعارضة. رئيس الحكومة الجديد هو السياسي الذي جمع أكبر…
Read More
Trump's Ideal Trial Timeline Delays January 6 Case for Years thumbnail

Trump’s Ideal Trial Timeline Delays January 6 Case for Years

Former President Donald Trump is requesting an April 2026 start date for his trial on federal charges accusing him of attempting to overturn his 2020 election loss and over the ensuing January 6 attack on the U.S. Capitol.The request, made in a court filing by Trump's lawyers on Thursday, is more than two years after
Read More
With the designation of Adrien Dolimont, the Bouchez era has just started at the MR thumbnail

With the designation of Adrien Dolimont, the Bouchez era has just started at the MR

La désignation d’Adrien Dolimont comme ministre wallon se double d’un enjeu de pouvoir au sein du MR. Fortement contesté en octobre 2020, Georges-Louis Bouchez a appris de ses erreurs.©BELGAFrédéric ChardonJournaliste politiquePublié le 11-01-2022 à 20h38 - Mis à jour le 11-01-2022 à 20h39L'arrivée du jeune président du CPAS d'Ham-sur-Heure au gouvernement wallon est chargée d'une…
Read More
Index Of News
Total
0
Share