CORONAVÍRUS: Empresas Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia

Os conglomerados de tecnologia Google e Apple, dos Estados Unidos, anunciaram uma iniciativa conjunta de rastreamento de pessoas para ser utilizada por governos para monitorar os fluxos de circulação de pessoas como forma de controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia vai envolver interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês) no nível de sistemas operacionais para facilitar que aplicações de autoridade de saúde possam utilizar os dados dos smartphones para medir o fluxo de pessoas. O Google é o detentor do sistema operacional Android e a Apple, do iOS, concentrando quase a totalidade de smartphones do planeta.

Os apis oficiais de governos poderão ser baixados nas lojas (Play Store do Google e Apple Store da Apple).

Para além disso, as duas empresas informaram que trabalham em uma iniciativa de rastreamento de pessoas utilizando a tecnologia bluetooth (aplicada em diversas soluções, como para conectar aparelhos em caixas de som).

A ferramenta permitirá mapear quem entrou em contato com pessoas infectadas para subsidiar estratégias de contenção da disseminação do vírus.  

Com esse projeto, será possível integrar mais usuários a esse ecossistema, incluindo as autoridades de saúde. O comunicado conjunto das duas empresas não detalhou como esse sistema funcionará.

Google e Apple têm acesso à quase totalidade dos 5,2 bilhões de smartphones existentes em todo o planeta por meio de seus sistemas operacionais.

Para além disso, o Google controla o maior mecanismo de busca, de mesmo nome, utilizado por bilhões de pessoas, a maior plataforma de vídeo, o Youtube (2 bilhões de usuários), e o maior servidor de e-mail, o Gmail (1,5 bilhão de usuários).

Já a Apple é uma das maiores fabricantes de telefones celular do planeta, além de outros dispositivos, como computadores, serviços de TV por demanda, agregadores de notícias e conteúdo próprio.

Agência Brasil entrou em contato com o Google para saber se já há parceria com algum governo no Brasil firmada ou em diálogo. Por meio de sua assessoria, a empresa disse que ainda não, e que as informações são as anunciadas pelas matrizes dos conglomerados.

Privacidade

A Associação de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU) se manifestou por meio de suas redes sociais ponderando que a iniciativa precisa demonstrar como vai assegurar a privacidade dos cidadãos, ou não terá efetividade.

“A informação não pode ir para um governo ou para qualquer companhia e a escolha de usar ou não esse sistema deve ser inteiramente nossa”, defendeu a entidade, em sua conta no Twitter.

As práticas de monitoramento dos cidadãos vêm sendo adotadas já no Brasil e levantam preocupações de autoridades e pesquisadores na área de privacidade e proteção de dados, como mostrou a Agência Brasil

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Galatasaray'ın yeni transferi Inaki Pena İstanbul'a geldi! İşte ilk sözleri thumbnail

Galatasaray’ın yeni transferi Inaki Pena İstanbul’a geldi! İşte ilk sözleri

Haberler Galatasaray Galatasaray'ın yeni transferi Inaki Pena İstanbul'a geldi! İşte ilk sözleri Galatasaray'ın Barcelona'dan kadrosuna kattığı kaleci Inaki Pena, İstanbul'a geldi. İspanyol eldiven, havalimanında yaptığı ilk açıklamada, "Galatasaray'a geldiğim için çok mutluyum. Fernando Muslera gibi bir oyuncuyla oynamak çok mutluluk verici, ondan çok şey öğrenebilirim." dedi. Galatasaray Haberleri Giriş Tarihi: 31 Ocak 2022 Pazartesi 01:08…
Read More
Brussels begins to uncover river it paved over, to return nature to city thumbnail

Brussels begins to uncover river it paved over, to return nature to city

By MATTHIEU DEMEESTERE, Agence France-Presse Published October 5, 2021 11:29pm BRUSSELS, Belgium —  London has the Thames, Paris the Seine, Vienna and Bratislava and Budapest are all on the Danube. And then there's Brussels, which had the Senne—until they paved over it. Now, bit by bit, the Belgian capital is starting to uncover its long-hidden…
Read More
Nicușor Dan asks Marcel Ciolacu and Gabriela Firea to delimit themselves from the strike at STB.  PSD: Don't look for illusory culprits thumbnail

Nicușor Dan asks Marcel Ciolacu and Gabriela Firea to delimit themselves from the strike at STB. PSD: Don't look for illusory culprits

Primarul general al Capitalei, Nicuşor Dan, a solicitat vineri Parchetului să urgenteze măsurile împotriva persoanelor care au organizat greva STB și a cerut PSD-ului să anunţe dacă sprijină „o grevă ilegală” sau dacă se delimitează de liderul sindical Vasile Petrariu, care a obţinut un mandat de consilier municipal pe listele PSD. Într-o conferinţă de presă…
Read More
Index Of News
Total
0
Share