Taco Bell e a aposta astronômica de US$400 milhões

Quando a gente ouve o nome Taco Bell lembra no máximo de restaurantes chiques, ao menos segundo o excelente documentário futurista O Demolidor, com Silvester Stallone. Espaço, com certeza não é algo que a gente associe ao nome, mas ambos possuem uma ligação no mínimo inusitada.

No futuro todos os restaurantes serào Taco Belll (Crédito: Taco Bell)

A historinha de hoje tem a ver com propaganda, algo que as agências espaciais não gostam muito, mas de vez em quando são forçadas a aceitar, afinal de constas os boletos precisam ser pagos. Infelizmente espaço é caro, então poucos anunciantes topam pagar os custos desse tipo de propaganda.

Um raro exemplo foi a Pizza Hut, que em 1999 pagou para colocar sua logomarca em um foguete Proton russo, e em 2000 pagou para enviar uma pizza para os astronautas na então pristina Estação Espacial Internacional.

Mais raro ainda foi o comercial de 1997, do leite israelense Tnuva, filmado na estação espacial russa Mir. Foi o primeiro comercial filmado no espaço, e até hoje é um dos únicos.

A Mir, aliás, é o foco dessa história da Taco Bell.

Lançada em 1986, ela sobreviveu até 1998, mas além de estar totalmente obsoleta, apesar dos esforços heróicos de manutenção. O fim da União Soviética e a reaproximação com os EUA tornaram desnecessário manter uma estação própria, e os russos estavam numa pindaíba tão braba que não só aceitavam turistas espaciais e jabás em geral, como até a sala de controle da missão tinha placas com patrocinadores.

Calcinha na mão dinheiro no chão, ou algo assim. (Crédito: NASA)

Os EUA, mesmo com bolsos muito mais profundos, viram os custos da Estação Espacial Internacional indo pro espaço, e quando a Inglaterra explicou que não tinha tanto dinheiro assim pra investir no projeto, a saída foi chamar os russos, que fazendo as contas, viram ser mais jogo dividir os custos com os ianques do que manter a MIR ou construir sua própria nova estação, com blackjack e prostitutas.

Estação Espacial Mir (Crédito: NASA)

O destino da MIR estava selado, ela seria descomissionada, mas para evitar os problemas que os americanos tiveram com o Skylab, planejaram uma reentrada controlada.

Lançado em 1973, o Skylab era uma estação espacial construída usando um tanque de combustível de um Saturno V, e com 25 metros de comprimento e pesando 76 toneladas, era bem grandinho.

Desde o lançamento o Skylab apresentou uma série de defeitos, missões de resgate conseguiram quase por milagre salvar a estação, que no final só foi usada por nove astronautas, em três missões separadas, sendo abandonada em 1974, após ter sua órbita elevada para um perigeu de 433Km, que deveria mantê-la no espaço até o começo dos Anos 80.

Sim, aquilo que parece uma lona é parte das gambiarras usadas pra salvar o Skylab (Crédito: NASA)

Só que o Sol tinha outros planos. Atividade solar anormal aqueceu a atmosfera terrestre, aumentando sua densidade o suficiente para o arrasto aerodinâmico afetar o Skylab mais que o normal, fazendo com que sua altitude decaísse, o que o colocava em áreas mais densas, com mais arrasto e…

Planos foram pensados para salvar a estação, mas os planos dependiam do Ônibus Espacial para reposicionar o Skylab em 1978, só que o Ônibus Espacial só voaria em 1981.

O jeito foi ver a estação se esfarelar na reentrada, com o mundo inteiro acompanhando, boa parte das pessoas em pânico. A mídia fez concursos para quem conseguisse fragmentos do Skylab, no Brasil o Fantástico chegou a mostrar um pedaço de metal retorcido em Copacabana com um cartaz de papelão “pedaço do Skylab”. Bobagem, claro. A reentrada foi sobre o Pacífico, mais precisamente sobre a Austrália, que foi bombardeada por fragmentos, mas ninguém se feriu ou foi atingido.

Alguns pedaços eram bem grandinhos (Crédito: reprodução internet)

Uma prefeitura até chegou a mandar para a NASA uma multa por sujar a cidade.

A MIR, com 129 toneladas e 31 metros era bem maior, e descontrolada poderia causar danos, na improvável possibilidade de atingir alguém ou alguma coisa. Para evitar isso os russos mandaram uma nave Progress um mês antes, para com seus motores ajustar a órbita da MIR, para que ela atingisse o Oceano Pacífico.

Escaldadas pelo Skylab, as pessoas ficaram, claro, receosas de algo dar errado e a estação russa cair onde não devia.

Entra na brincadeira o Taco Bell.

A cadeia de lanchonetes resolveu embarcar no hype, e após consultar alguns cientistas, entendeu que as chances da MIR, mesmo descontrolada atingir algo específico eram muito, muito pequenas. A Terra é um planeta muito grande e a MIR é uma estação muito pequena.

Com base nas probabilidades, eles instalaram um alvo na costa da Austrália:

No taco for you! (Crédito: Taco Bell)

A condição era simples: caso algum pedaço da MIR atingisse o alvo, o Taco Bell daria um taco grátis, de presente para cada cidadão nos Estados Unidos. Em valores de hoje isso custaria só em tacos, quase US$400 milhões.

Reza a lenda que a Taco Bell fez uma apólice de seguro para se proteger, afinal de contas a gente pode acreditar em probabilidade, mas também acredita em Murphy.

No final o seguro não foi necessário, e no dia 23 de março de 2001 a estação espacial russa fez seu mergulho final na atmosfera, desintegrando-se perto de Fiji, no Pacífico Sul.

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
NASA flew a modified U-2 spy plane into thunderstorms to study super-energetic gamma-rays thumbnail

NASA flew a modified U-2 spy plane into thunderstorms to study super-energetic gamma-rays

News Science & Astronomy NASA pilots flew a high-altitude science aircraft directly into thunderstorms and recorded incredible data on gamma-ray flashes.Thunderstorms can create powerful updrafts and downdrafts of wind that accelerate air and water to high speeds. As ice crystals collide in these swirling air currents, electrons are stripped away from them, generating the electric
Read More
The science of reducing stress with dogs thumbnail

The science of reducing stress with dogs

Spending quality time with dogs reduces stress and increases the power of brain waves associated with relaxation and concentration, according to a study published on March 13, 2024 in the open-access journal PLOS ONE by Onyoo Yoo from Konkuk University, South Korea, and colleagues. Animal-assisted interventions, like canine therapy, are widely used in hospitals, schools
Read More
Scientists 3D Print Flexible OLED Display thumbnail

Scientists 3D Print Flexible OLED Display

A team of researchers from the University of Minnesota, MIT, Korea Institute of Industrial Technology and Pusan National University has demonstrated a multimodal printing methodology that results in fully 3D-printed flexible organic light-emitting diode displays. The fully 3D-printed flexible OLED display prototype is about 1.5 inches on each side and has 64 pixels. Image credit:…
Read More
Apple’s first event of 2022 may be mere weeks away thumbnail

Apple’s first event of 2022 may be mere weeks away

Apple If you’ve been counting the days until Apple’s next event, you might not have much more to go. A new report from Bloomberg’s Mark Gurman says Apple is eyeing Tuesday, March 8 for its first digital gathering of 2022. That’s much earlier than last year’s Spring Loaded event and the earliest since 2015 when…
Read More
US Azora orders 22 A220s for business jet ACJ220 thumbnail

US Azora orders 22 A220s for business jet ACJ220

 エアバスは現地時間1月10日、米国の航空機リース会社アゾーラ(Azorra)がA220-300型機を20機と、A220をベースとしたビジネスジェット機「ACJ TwoTwenty(ACJ220)」を2機の計22機を発注したと発表した。 アゾーラのロゴが描かれたA220のイメージイラスト(エアバス提供)  アゾーラはフロリダ州フォートローダーデールに本社を置き、アイルランドのダブリンに事務所を構えている。A320ファミリーなどのナローボディ機をはじめ、A220やエンブラエルE195-E2などナローボディ機とリージョナル機の中間サイズとなるクロスオーバー機、E175などのリージョナル機、ビジネスジェットを扱っている。  A220は、カナダのボンバルディアが開発した小型旅客機「Cシリーズ」が改称したもの。Cシリーズの製造や販売を担う事業会社「CSALP」を、エアバスが2018年7月に買収したことで改めた。Cシリーズは、CS100(100-135席)と、中胴が3.7メートル長いCS300(130-160席)の2機種が開発され、CS100をA220-100、CS300をA220-300に改称した。  ACJ220はA220-100を基にしたビジネスジェットで、2020年10月にローンチ。客室は長さ23.8メートル、幅3.3メートル、高さ2.0メートルで、床面積は73平方メートルとなる。リビングエリアや寝室を備え、最大19人の乗客が搭乗できる。  客室は6区画に分かれており、前方からクローゼットやギャレー(厨房設備)、VIP用ラバトリー(化粧室)などがあるエリア、ビジネスラウンジ、作業スペースやダイニング、ゲスト用ラウンジ、寝室、シャワールームを設けることができる。  A220ファミリーは、2021年12月末時点で25顧客から668機を受注しており、これまでに約190機が引き渡されている。 関連リンクAzorraAirbusACJ(Airbus) A220関連 ・イラク航空、A220初受領(22年1月9日) ・エアバスACJ220、納入開始 A220のビジネスジェット仕様、23年就航へ(22年1月6日) ・東京センチュリー傘下の米ACG、A321XLR発注 A220も覚書締結(21年12月31日) ・伊ITAエアウェイズ、エアバス機正式発注 A330neoなど、3機種28機(21年12月2日) 写真特集・A220-300お披露目 ・2席+3席でゆとりある客室(18年7月15日) A220解説 ・なぜA220は中部でデモフライトを実施したのか 特集・日本の100-150席市場を考える(19年8月14日) ・A220ってどんな機体? 特集・エアバス機になったCシリーズ(18年7月11日) ・エアバス、A220発表 Cシリーズを改称(18年7月10日)
Read More
Puns, Pranks and Puerile Humor: Silly Stories about Serious Science thumbnail

Puns, Pranks and Puerile Humor: Silly Stories about Serious Science

February 1, 20244 min readSeventy-one essays of science trivia, from duck penises to hangover mythsBy Chuck Wendig Credit: London LaddEdited by Amy BradyNONFICTIONHow to Win Friends and Influence Fungi: Collected Quirks of Science, Tech, Engineering, and Math from Nerd Nite edited by Chris Balakrishnan and Matt Wasowski St. Martin's Press, 2024 ($30)On supporting science journalismIf
Read More
Index Of News
Total
0
Share