Conheça os tipos de trombose, seus sintomas e como tratar

A trombose é uma condição clínica em que ocorre a formação de um ou mais coágulos no sangue, prejudicando sua circulação. Os sintomas variam de acordo com a localização da obstrução e, caso ela se mova, pode haver complicações graves, como a embolia pulmonar.

Há dois tipos de trombose: a venosa e a arterial. Neste conteúdo, explicaremos qual a diferença entre eles, seus sintomas, causas e possíveis tratamentos. Confira a seguir!

Trombose venosa

A trombose venosa é o tipo mais comum e é caracterizada pelo desenvolvimento de um ou mais coágulos de sangue em uma veia. A função dessa estrutura é retornar o sangue dos tecidos ao coração, por isso, o líquido não flui tão rapidamente como nas artérias. Isso justifica a incidência maior de coágulos nas veias.

Esse tipo de trombose pode ser subdividido ainda de acordo com a forma como ocorre. A Trombose Venosa Superficial é a que o coágulo surge em uma veia próxima à superfície do corpo, sendo muitas vezes identificada pelo endurecimento ou pela vermelhidão da região.

Trombose Venosa Profunda, por sua vez, é causada pela formação de coágulos no interior das veias profundas dos membros. O mais comum é que ela decorra na panturrilha, mas existem casos em que as obstruções são localizadas nas coxas e nos membros superiores.

A Trombose Venosa Profunda normalmente afeta vasos dos membros inferiores e superiores.

Já a Trombose Venosa Renal é a que bloqueia a veia renal, que transporta o sangue para fora do rim, e pode gerar lesões nesse órgão.

Existem ainda dois outros tipos de trombose venosa que são raros, mas devem ser citados. São eles a Trombose Venosa Cerebral, que se desencadeia nas veias cerebrais, e a Trombose de Veia Porta, que ocorre em uma veia chamada porta hepática, estrutura pela qual o sangue flui do sistema digestório para o fígado.

Sintomas

A trombose venosa pode ser uma condição assintomática ou, então, apresentar sintomas como dor ou sensação de peso, além de inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura e endurecimento da área acometida.

Além disso, nos casos em que o coágulo circula pelo corpo, se houver instalação nas artérias dos pulmões, um quadro de embolia pulmonar pode ser desencadeado, ocasionando sintomas como falta de ar, palidez e dor torácica.

Além dos próprios sintomas da trombose, as obstruções podem acarretar intercorrências como a embolia pulmonar.

Outra possibilidade, mais rara, é a ocorrência do Acidente Vascular Cerebral (AVC), também em função do deslocamento da obstrução. Nesse caso, os sintomas envolvem tontura, dor de cabeça intensa e repentina, dificuldade ou incapacidade de se movimentar, dormência em um dos lados do corpo e perda da visão, da fala e/ou da compreensão.

Pela gravidade, essas condições necessitam de atendimento médico imediato.

Tratamento

O tratamento da trombose venosa depende do quadro específico, de onde o coágulo está localizado e de sua gravidade.

De maneira geral, o foco é prevenir a formação de novas obstruções e fazer com que as já existentes sejam reabsorvidas pelo organismo, por meio da administração de medicamentos. Em alguns casos, pode ser necessária ainda a realização de cirurgias.

Trombose arterial

A trombose arterial ocorre quando o coágulo se localiza em uma ou mais artérias. Essas estruturas são responsáveis por levar o sangue oxigenado dos pulmões para os demais tecidos do corpo. Por isso, é uma condição mais rara, mas também mais grave.

Outro aspecto desfavorável é que as artérias afetadas frequentemente já sofrem de aterosclerose, processo de acúmulo de gordura em suas paredes, aumentando o nível de complicação dos quadros.

É comum a associação da trombose arterial com a aterosclerose.

Por esse motivo, a trombose arterial ocasiona muitas vezes intercorrências como o infarto e o AVC.

Sintomas

Entre os sintomas da trombose arterial, destacam-se a dificuldade de locomoção ou em realizar determinados movimentos, dor súbita e progressiva na região acometida e, ao contrário da trombose venosa, palidez e esfriamento da área afetada, normalmente braços e pernas.

No entanto, o infarto costuma ser um dos primeiros sinais de trombose arterial e frequentemente decorre da associação da condição com a aterosclerose.

Além do ataque cardíaco, o AVC pode ser uma manifestação em decorrência da trombose arterial e os sintomas são os mencionados acima, como confusão e complicação na fala, dormência de um dos lados do corpo e incapacidade de se movimentar.

É importante ressaltar que nesses casos, é fundamental buscar auxílio médico imediatamente.

Tratamento

O tratamento da trombose arterial normalmente consiste na administração de suas consequências, por exemplo, o infarto, e no uso de medicamentos. Também pode ser necessária a realização de cirurgias, inclusive, em quadros de diagnóstico precoce, antes das complicações.

Além do controle de suas consequências, o tratamento da trombose arterial pode envolver o uso de medicamentos.

Decorrências da trombose

Além dos episódios agudos, em que as obstruções são tratadas de forma isolada, ambos os tipos de trombose podem evoluir para doenças crônicas, que persistem a um longo período e demandam tratamento e acompanhamento recorrentes.

No caso da trombose venosa, a condição que pode ser desencadeada é a insuficiência venosa crônica, uma anormalidade no funcionamento venoso, causada pelo comprometimento de suas válvulas.

Já a trombose arterial pode ser motivadora da doença arterial obstrutiva periférica, processo gradual de obstrução ou estreitamento dos vasos arteriais, que prejudica a circulação sanguínea da área acometida — em geral, os membros inferiores.

Fatores de risco

A incidência dos dois tipos de trombose está muito associada aos seus fatores de risco. Os principais deles são hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, estresse, tabagismo, obesidade, avanço da idade, predisposição genética e uso de determinados medicamentos.

Fatores de risco, como o estresse, podem fazer parte das causas da trombose.

Além disso, pessoas que passam muitos períodos sem mobilidade, seja por conta da recomendação de repouso médico, de disfunções motoras ou por ficarem longos períodos sentadas, têm mais chances de desenvolver a Trombose Venosa Profunda.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico tanto da trombose venosa como da arterial é realizado por médicos com base na avaliação clínica do paciente — de seus sintomas e histórico —, além de exames, como a ultrassonografia com doppler.

Como evitar a trombose

Alguns cuidados, ligados aos fatores de risco de desenvolvimento, podem ajudar a prevenir os dois tipos de trombose. Veja a seguir!

• Se alimentar de forma saudável;

• Praticar atividades físicas;

• Não fumar;

• Evitar o consumo excessivo de álcool;

• Se hidratar corretamente;

• Se movimentar após um longo período sentado;

• Buscar manter as pernas sempre em posições que favoreçam a circulação;

• Realizar check-ups médicos de rotina.

A trombose é uma condição que pode acarretar complicações graves, além de muito desconforto aos indivíduos acometidos. Saber quais são seus fatores de risco e adotar práticas saudáveis no dia a dia são ótimas maneiras de evitá-la.

Semprebem.paguemenos.com.br

Note: This article have been indexed to our site. We do not claim legitimacy, ownership or copyright of any of the content above. To see the article at original source Click Here

Related Posts
Inner Mongolia police released a sparrowhawk, a national second-class protected animal thumbnail

Inner Mongolia police released a sparrowhawk, a national second-class protected animal

    图为二连浩特市公安局森林公安局民警救助的雀鹰。 梁晓虹 摄   中新网二连浩特10月9日电 (李爱平 梁晓虹)内蒙古自治区二连浩特市公安局森林公安局9日对外消息指,该局成功救治了一只国家二级保护动物雀鹰,并于9日成功将其放飞大自然。   10月7日,二连浩特市公安局森林公安局接到110指派称:在二连浩特市龙城雅居小区有一只野生动物需要救助。   接报后,民警立即赶赴现场,在龙城雅居小区发现鹰科动物一只,经对比确认该鸟为国家二级保护动物雀鹰。   民警观察比对此雀鹰为成鸟,无明显外伤,因饥饿虚弱误入居民区,导致无法行动,雀鹰属猛禽,且成鸟具有攻击性,为不伤及民众,民警随即用捕禽网将其捕捉,带回喂养救助,待其体力恢复放归大自然。  二连浩特市公安局森林公安局民警耿晓华介绍说:“这只雀鹰是几天前市民发现的,当时雀鹰身体很虚弱无法飞行。随后民警将雀鹰带回单位喂养。”   “现在这只雀鹰羽翼丰满,体能也完全恢复,我们决定把它放飞大自然。”耿晓华说。   近年来,随着二连浩特口岸生态环境的日益好转,各类野生动物的数量明显增多,口岸群众保护野生动物的意识也越来越高。   二连浩特市公安局森林公安局今年共救治蓑羽鹤、鸬鹚、半蹼鹬、大鵟、雀鹰等共计30多只国家一、二级保护动物。(完)
Read More
Loganville, GA Author Publishes Book on Current Events thumbnail

Loganville, GA Author Publishes Book on Current Events

From the Mouth, a new book by Erik R. Lehmkuhle, has been released by Dorrance Publishing Co., Inc. Today's America is fraught with a dangerous social agenda. The far-left agencies, from politicians to corporate leaders to educators, are turning American democracy on its head. As an average American from Ohio, Erik R. Lehmkuhle dives deep
Read More
Positive K Using Rap Career to Tap into Comedy thumbnail

Positive K Using Rap Career to Tap into Comedy

Rapper Positive K I'm a Comedian Now!!! 2/18/2023 12:10 AM PT Positive K, best known for his '90s hit "I Got A Man", is turning his hip hop roots into humor -- he's getting onstage to tap into the world of comedy. The rapper's team says, Positive K's still in the biz of putting out
Read More
Truck congestion on N2 angers communities thumbnail

Truck congestion on N2 angers communities

RICHARDS BAY - Community groups are forcefully moving trucks lined up at Richards Bay. The N2 leading to the port has been in a log jam for weeks. READ: We not ditching coal 'just like that', Ramaphosa cautions Transnet’s poor rail performance on the northern corridor has forced exporters to move coal to Richards Bay by road.
Read More
Index Of News
Total
0
Share